Como o ácido salicílico funciona na remoção de verrugas?

Escrito por contributing writer | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Todas as verrugas são causadas por vertentes do Papilomavírus humano (HPV). As variantes do vírus que causam verrugas são transmitidas por contato com a pele. Essas variantes geralmente vivem na pele de todas as pessoas, e as verrugas aparecem de acordo com a imunidade de uma pessoa ao vírus. Portanto, se você tocar em uma pessoa que tem verrugas, você não vai criar verrugas também a não ser que não tenha a imunidade ao vírus naquela área de sua pele.

Outras pessoas estão lendo

Objetivos dos tratamentos de verrugas

A única coisa que pode realmente matar as verrugas em seu corpo é sua própria imunidade. Quando se tem uma infecção viral ou bacteriana em seu corpo, seu sistema imunológico começa a trabalhar instantaneamente para combatê-la, para que não se fique doente por períodos de tempo intermináveis. Entretanto, de acordo com a Mayo Clinic, o sistema imunológico na pele funciona principalmente na derme, que se localiza abaixo da epiderme, onde as verrugas crescem. Isso torna mais difícil para seu corpo detectá-las. Ainda que existam vários tratamentos por aí, incluindo criocirurgia, compostos de ácido salicílico, e até o método DIY de "sufocar" as verrugas com esmalte ou fita adesiva, essas medidas apenas ajudam a imunidade de seu próprio corpo a identificar o vírus.

Benefícios do ácido salicílico

Quando se trata uma verruga de forma tópica, instiga-se uma resposta imunológica, como evidenciado pelas bolhas que se formam ao redor da área, não importando o método escolhido. Essencialmente, o objetivo de qualquer tratamento de verrugas é fazer com que o corpo perceba que há uma infecção viral na superfície da pele que precisa de atenção. O ácido salicílico é usado para vários problemas de pele, e é seguro para se usar em verrugas em concentrações relativamente altas. Isso o torna uma boa opção para tratamento de verrugas, por ser um método agressivo e que não precisa de receita. De forma geral, esse é um bom tratamento para se tentar primeiro, pois não é tão agressivo na pele ao redor da área como a criocirurgia é, e possui uma melhor taxa de sucesso em relação aos outros métodos. Ele também não é caro, não é invasivo, e com ele é possível se tratar no conforto de casa.

Esfoliação

O ácido salicílico é um hidroxiácido fraco. Ele é usado em concentração de cerca de 17% para tratar verrugas, porque o exterior de uma verruga é geralmente muito rígido. As propriedades esfoliantes do ácido retiram as camadas externas da verruga e tentam matar partes acessíveis dela. Geralmente, quando se usa o ácido salicílico, nota-se uma vermelhidão no local da verruga, que pode ser macia ao toque. Isso é, na verdade, a resposta que se procura, porque significa que o sistema imunológico reconheceu que existe alguma coisa acontecendo na área da verruga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível