Pelos encravados geralmente aparecem depois da remoção de pelos. Eles irão aparecer como uma bolota vermelha na pele e poderão se inchar e causar dores e irritação. A área da virilha é particularmente vulnerável, pois a pele da região é bastante delicada. Uma boa maneira de tratar o problema é a aplicação tópica de ácido salicílico, que é um esfoliante natural que amacia e elimina os pelos problemáticos.
Pelos encravados
Eles são um problema frequente entre os que removem pelos. Eles crescem a partir dos folículos e ficam presos debaixo da pele, onde continuam a crescer e formam uma pequena concavidade. Como o crescimento faz a ponta atravessar o interior dos poros, pode haver dores, inflamações e vermelhidões. O encravamento acontece geralmente por células mortas e detritos que entopem o poro.
Pelos encravados na linha do biquíni
A virilha é uma das áreas mais sensíveis do corpo. A pele da região é facilmente irritada, muito delicada e propensa ao problema depois da remoção dos pelos, seja por meio de barbeadores, cera ou eletrólise. O atrito entre as roupas íntimas e a pele recentemente depilada pode causar ainda mais irritação. Por esse motivo, é essencial tratar esses pelos encravados de uma maneira eficaz sem agredir a pele.
Ácido salicílico
O ácido salicílico é utilizado de várias maneiras para cuidar da pele, inclusive para aliviar os pelos em questão. Ele esfolia suavemente e retira a sujeira que entope os poros e causa o encravamento. A abertura dos poros libera a passagem do pelo e permite que ele cresça para fora do corpo. A substância em questão ajuda até mesmo a curar o pelo problemático, que desaparecerá.
Como aplicar
Coloque algumas gotas de ácido salicílico em uma bola de algodão, esfregando-a na região da virilha. Deixe secar por um ou dois minutos. Se as roupas íntimas estiverem causando ainda mais irritação, experimente trocá-la por outras feitas com algodão, que, geralmente, é o tecido menos agressivo à pele.
Prevenindo o encravamento
Para prevenir que mais pelos se encravem, sempre passe lâminas limpas e novas, seguindo a direção na qual eles crescem. Lâminas gastas tendem a cortar mais a pele, sendo sempre recomendável conferir se elas estão afiadas. Se necessário, aplique uma loção que não deixará os poros entupirem: há produtos que podem ser aplicados após a utilização de ceras, lâminas e eletrólise para impedir o problema.