Ácidos e bases encontrados em casa

Escrito por evert keller | Traduzido por rafael henrique alves de oliveira
Ácidos e bases encontrados em casa
Conheça os ácidos e bases encontrados em casa (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

A escala pH mede o quão ácida ou alcalina é uma substância. Os ácidos têm baixo pH, enquanto as substâncias alcalinas, conhecidas como bases, têm pH acima de 7. Ambos os tipos de compostos são úteis para as pessoas, pois reagem com uma grande variedade de materiais que usamos no dia a dia. Como resultado disso, muitos ácidos e bases podem ser encontrados em nossas casas. Alguns são leves e estão incluídos em nossas dietas, outros são extremamente tóxicos e podem ser perigosos se usados de forma inapropriada.

Alvejante

O alvejante é uma das bases mais comuns que as pessoas têm em casa. É usada para clarear tecidos e possui ótimas qualidades desinfetantes. Seu pH é 12,6.

Bórax

Um aditivo de lavanderia comum e desengordurante em sabão, o bórax é uma base suave que irrita menos a pele que o alvejante. Seu ph é 9,3.

Leite de magnésia

Um remédio popular para desconforte estomacal, o leite de magnésia é uma base. Seu pH é 10,5. Ácidos e bases se neutralizam, por isso o leite de magnésia é útil para neutralizar acidez estomacal.

Lixívia

A lixívia é o ingrediente ativo na maioria dos compostos de drenagem e é uma base extremamente tóxica. Expor a pele à lixívia sólida pode causar sérias queimaduras químicas com cicatrizes permanentes. Seu pH é 13.

Vinagre

O vinagre é um ácido e tem muitas utilidades. Pode ser colocado em comidas como saladas para adicionar um gosto mais ácido e também pode ser usado para limpar depósitos de cálcio e manchas minerais de água dura. Seu pH é 2,8, considerado muito baixo.

Suco de limão

O suco de limão é outro ácido muito comum em casa. Assim como o vinagre, é utilizado para dar sabor e também em alguns casos de limpeza. O ácido do suco de limão é o mesmo ácido encontrado em todas as frutas cítricas, a saber, ácido ascórbico. Seu pH é 2,2.

Ácido bórico

Popular como um inseticida, o ácido bórico é usado com frequência para manter as pragas longe de armários e locais de difícil acesso. Se misturado com açúcar ou outro tipo de isca pode matar uma colônia inteira de formigas, embora não seja muito tóxico para humanos. Seu pH é 5,2.

Cola

A cola na verdade é um ácido muito forte. A maioria das bebidas de cola contém ácido fosfórico. A higiene oral pode ajudar a controlar os danos que esse ácido causa aos dentes. O pH de uma bebida de cola geralmente fica entre 2,5 e 2,7.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível