O que é o aço A36

Escrito por ryan crooks | Traduzido por alexandre amorim
O que é o aço A36

O aço A36 é o tipo de aço mais comum

rolled steel pile image by Mikhail Tischenko from Fotolia.com

Aço A36 é a designação usada pela "American Society for Testing and Materials" (ASTM) para o aço carbônico. Ele é o tipo de aço mais usado em construções. Suas propriedades permitem que seja usado em várias aplicações, ao contrário de outras ligas de melhor performance.

Outras pessoas estão lendo

Composição do aço

Ligas de aço são compostas principalmente de ferro. Entretanto, cada liga possui níveis diferentes de outro materiais como o carbono, níquel, manganês, tungstênio e molibdêno. As composições diferentes criam propriedades diferentes entre as ligas. Todas as ligas de aço possuem um módulo de elasticidade, ou medida de dureza, de 29 milhões de psi. Os módulos de elasticidade são usados para calcular quando um pedaço de aço vai deformar demais para carregar um fardo com segurança. Outras propriedades do aço incluem força de concessão, ou tensão máxima suportada antes que o aço deforme permanentemente; tensão de dobra permitida, ou a tensão que o aço pode suportar com segurança antes de se contorcer permanentemente; e o limite definitivo, a tensão na qual o aço falhará completamente.

Propriedades do aço ASTM A36

O Aço ASTM A36 possui uma força de concessão de 36.000 psi e uma tensão de dobra permitida de 22.000 psi. As propriedades do aço ASTM A36 permitem que ele deforme de forma constante enquanto a tensão aumenta além da força de concessão. Essa ductilidade permite que os prédios se mantenham de pé bem depois que os limites da estrutura forem atingidos em uma emergência, permitindo que os habitantes possam sair antes da estrutura cair. Outros aços de alta performance, como o bridge strand, são extremamente fortes mas quebradiços, suportam pouca deformação antes que quebre violentamente.

Usos

Como mencionado, o ASTM A36 é o tipo mais usado de liga de aço. Ele é usado para a maioria dos componentes de uma construção como colunas, vigas, suportes e elementos de acabamento. A ductilidade do ASTM A36 não permite que essa liga seja usada como um cabo,e não deve ser usada como uma barra de reforço. Entretanto, a maioria dos outros usos são perfeitos para o ASTM A36.

Formas do aço

O ASTM A36 e outras ligas podem ser moldadas em várias formas para construções. Elas incluem tubos, flanges largas e formas em W; formas de I ou S, formas de T,C e L; placas e barras de aço . Tubos de aço podem ser usados como colunas. Flanges largas possuem um perfil que parece um I ou um H e são usados como colunas ou vigas. Vigas em I devem ser usadas apenas como vigas, mas as formas em T e C podem ser usadas tanto como vigas quanto como suportes. Os ângulos são normalmente para suportes e acabamento, enquanto placas de aço e barras possuem muitos usos em construções.

Outras ligas

Existem vários tipos de ligas de aço com designações da ASTM. Entre elas estão o ASTM A242, usado em ambientes úmidos e marítimos, que é uma liga muito forte, altamente resistente à corrosão com uma força de concessão que varia entre 42.000 e 50.000 psi e uma tensão máxima permitida de 25.200 a 30.000 psi; o ASTM A441, usado em estruturas delicadas e obras de arte, como torres e grandes telescópios, que é uma grade estrutural de alta potência com uma força de concessão que varia entre 40.000 e 50.000 psi e uma tensão máxima permitida de 24.000 a 30.000 psi; e o ASTM A572, usado em larga escala nas construções, que é uma liga muito forte com uma força de concessão de 65.000 psi e uma tensão máxima permitida de 39.000. Este é tido como um futuro substituto de alta performance para o ASTM A36.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media