×
Loading ...

Aço azul versus inoxidável

Comprar utensílios de cozinha não é fácil, pois há muitas opções. As panelas de aço inoxidável e de aço azul são resistentes a manchas, mas não à prova delas. E embora suas funções sejam semelhantes, há muitas diferenças entre os dois materiais.

O aço inoxidável é resistente a manchas, mas não é à prova delas (cooking image by feferoni from Fotolia.com)

Aço azul

O aço azul não é um tipo de aço de verdade. Na verdade, um aço fica azulado quando passa por um processo químico de oxidação. Você pode deixar qualquer aço azul e o processo o deixa um pouco mais resistente à ferrugem. Porém, essa camada azul pode ser removida através do uso excessivo.

Loading...

Inoxidável

O aço inoxidável, ao contrário do azul, não é tratado de nenhuma forma. Ele é uma liga de aço com 10,5 a 11% de massa de cromo por conteúdo. Há muitos tipos de aço inoxidável e diferentes graduações de acordo com o uso do produto final.

Uso

O aço azul costuma ser mais usado por fabricantes de armas, mas também há utensílios de cozinha feitos com ele. Os fabricantes de armas fazem o tratamento azul em suas peças para que elas tenham um pouco de resistência à ferrugem, mas o aço azul é menos resistente a ferrugem e manchas do que o inoxidável. Este, por sua vez, é usado em tudo: de panelas e frigideiras a peças de carros e construções.

Oxidação azul

Há dois tipos de oxidação azul do aço – a quente e a fria. A oxidação azul quente é feita quando o nitrato de potássio, o hidróxido de sódio e a água são fervidos, e então o metal é submergido nessa solução por um tempo. Para fazer esse processo no aço inoxidável, usa-se outras misturas de nitratos e cromatos.

A oxidação azul fria usa produtos químicos como o dióxido de selênio para fazer um processo rápido que é usado por donos de armas para retoques cosméticos nelas. A oxidação azul fria não protege muito contra a ferrugem e some com o tempo.

Aplicações do aço inoxidável

O aço inoxidável é um material de baixa manutenção. Por isso, é usado abundantemente. Há 150 graduações diferentes dele. Além de ser comumente usado na cozinha, também foi usado por muitos artistas do estilo art déco. Ele compõe grande parte do Chrysler Building, além da Unisphere, que foi feita para a Feira Mundial de 1964 de Nova Iorque. Muitas outras peças de arte em todo o mundo também são feitas de aço inoxidável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...