Como fazer um acompanhamento pós-venda junto ao cliente

Escrito por heather preston | Traduzido por julia ziegler
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um acompanhamento pós-venda junto ao cliente
Faça o acompanhamento junto aos clientes para assegurar a sua satisfação com o produto ou serviço (customer service image by Kurhan from Fotolia.com)

Um dos aspectos mais importantes de um negócio é o acompanhamento junto ao cliente que comprou o seu produto ou utilizou os seus serviços. O acompanhamento pós-venda garante a satisfação do cliente e aumenta a probabilidade que ele retorne à sua loja e, embora a intenção básica do acompanhamento seja agradecê-lo, você também pode aproveitar esta oportunidade para oferecer serviços adicionais. Por exemplo, um vendedor de automóveis pode perguntar ao cliente que comprou um carro há pouco tempo se ele está satisfeito com o produto, agradecê-lo por escolher o seu estabelecimento e colocar-se à disposição caso haja algum problema com o automóvel no futuro. Fazer o acompanhamento pós-venda para agradecer ao cliente e oferecer serviços adicionais é um processo simples.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Assegure-se de obter as informações de seus clientes quando comprarem o seu produto ou utilizarem os seus serviços, sendo uma boa oportunidade para fazê-lo durante o processo de cadastro ou pagamento. Por exemplo, uma clínica de atendimento a emergências normalmente solicita aos pacientes os seus números de telefone quando estes dão entrada para uma consulta, perguntando também qual é o horário mais conveniente para entrar em contato. Alguns dias após a consulta, um representante da clínica telefona para o paciente, perguntando sobre o seu estado de saúde, e, na maioria das vezes, sugere ao paciente que retorne à clínica caso o seu estado de saúde esteja pior. Este acompanhamento faz com que os pacientes sintam que os médicos e a equipe da clínica se importam com ele, e provavelmente retornarão ao mesmo lugar da próxima vez que precisarem de atendimento urgente.

  2. 2

    Estabeleça um prazo para fazer o acompanhamento, de acordo com o produto ou serviço fornecido. Por exemplo, um vendedor de móveis pode telefonar para um cliente no dia seguinte à sua compra para perguntar se os móveis ficaram bons em sua casa, e um médico pode aguardar uma semana antes de ligar para um paciente que começou a tomar um medicamento novo. O acompanhamento do cliente dependerá do produto ou serviço que você estiver fornecendo.

  3. 3

    Telefone para o seu cliente quando for mais conveniente para ele — por exemplo, se o seu cliente trabalha durante o dia, pode ser melhor ligar para ele pela noite. Já no caso de ele trabalhar no período da noite, pode ser melhor telefonar pela tarde. Deixe uma mensagem de voz e número para retorno se a sua chamada cair na secretária eletrônica ou na caixa postal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível