on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Acompanhamentos para churros

Atualizado em 17 abril, 2017

Churros é uma massa doce frita de origem espanhola. Frequentemente são servidos no lanche, mas podem também fazer parte de uma refeição, aperitivo ou uma sobremesa. Geralmente, são alongados. Embora, muitas vezes, sejam servidos isoladamente, podem também ser acompanhados por cremes, bebidas e outros complementos.

Churros podem ser servidos de forma simples ou com uma variedade de acompanhamentos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Variedades

Apesar de sua origem espanhola, há variações da receita nos EUA e por toda a América Latina. Inicialmente, os churros eram feitos a partir de uma massa composta por farinha e água, frita e coberta com açúcar, e eram vendidos em feiras e festivais. Na Espanha, é ainda consumido no café da manhã ou lanche. Desde que a receita foi importada para o norte e sul da América, sofreu uma série de variações.

Loading...

Bebidas

Tradicionalmente, os espanhóis desfrutam os churros juntamente com uma bebida quente durante o café-da-manhã, normalmente um chocolate quente ou café. A combinação é também comumente consumida para curar uma ressaca ou fadiga após uma noitada. No México, onde as temperaturas tendem a subir independente da época do ano, o acompanhamento normalmente inclui bebidas frias, como diferentes sabores de vitaminas.

Café e churros: um típico café-da-manhã espanhol (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Molhos e cremes

Servir churros com molho e cremes, especialmente à base de chocolate, é uma invenção mexicana. O chocolate é um ingrediente comum dentre uma série de pratos mexicano e têm sido usado como condimento ou bebida muito antes da chegada dos espanhóis. Outra tradição envolve mesclar sabores salgados e doces, sendo assim, às vezes, os churros são consumidos com um molho pimenta vermelha, que pode ser servido em um recipiente individual ou diretamente sobre os doces, após os mesmos terem sido polvilhados com açúcar e canela em pó.

Fruta, creme batido ou iogurte

Uma invenção texana relativamente nova envolve rechear os churros com compota de fruta, creme batido ou iogurte natural, mas os acompanhamentos também podem ser servidos em recipientes individuais, e também podem incluir frutas fatiadas, geleias ou doce de leite. No Brasil, os recheios ou acompanhamentos mais comuns são doce de leite, chocolate ou creme de goiaba.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...