Como aconselhar uma amiga que deseja se divorciar

Escrito por grace ferguson | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aconselhar uma amiga que deseja se divorciar
A proporção de divórcios nos Estados Unidos é de 3,5 para cada mil membros da população (Pixland/Pixland/Getty Images)

Questões mal resolvidas afetam profundamente um casamento e, muitas vezes, resultam em divórcio. De acordo com o Center for Disease Control and Prevention, a proporção de divórcios nos Estados Unidos é de 3,5 para cada mil membros da população. É comum conhecer pessoas que estejam buscando um divórcio. Caso alguma amiga sua esteja passando por isso, os conselhos que você der a ela podem mudar sua vida de maneira significativa.

Outras pessoas estão lendo

Verifique se ela tem certeza do que está fazendo

O divórcio significa o fim do casamento. Se sua amiga diz que deseja se separar, pergunte se ela está certa disso. Casamentos sempre têm problemas e a maioria deles é solucionável. Pergunte se ela tem certeza do que quer e se buscou aconselhamento profissional. Não diga o que ela deve fazer. Faça essas perguntas por preocupar-se com sua amiga. Caso ela esteja convicta de que deseja o divórcio, respeite sua decisão.

Dicas úteis

Ofereça palavras de apoio e encorajamento à sua amiga. Não faça comentários negativos sobre a escolha que ela fez ao se casar nem diga que ela está prestes a cometer um erro terrível. Diga que ela superará esta fase difícil, por mais incrível que isso possa parecer. Lembre-a que você estará por perto, independentemente da forma em que os acontecimentos se desenrolarem. Aconselhe sua amiga a viver um dia de cada vez e diga que, em breve, tudo ficará bem.

Encoraje-a a socializar-se com você e com outras pessoas. Quando alguém deseja se divorciar, pode sentir raiva, vergonha, culpa e achar que tem pouco valor. Diga que o casamento não ter dado certo não é motivo para ter vergonha ou para se amargurar. Procurar um grupo de ajuda para pessoas que estejam se divorciando é uma boa sugestão. Em um espaço como esse, ela pode se relacionar com outras pessoas com o mesmo problema.

Divórcio litigioso

Se sua amiga e o esposo concordam com o divórcio em todos os termos e não há necessidade de mediação do Poder Judiciário, o divórcio é não litigioso e menos doloroso. Todavia, algumas vezes o casal não consegue chegar a um acordo e o divórcio acaba sendo litigioso. Nos Estados Unidos, o litígio resolve-se através de um processo judicial, o que envolve uma petição de divórcio e em alguns casos, ordens temporárias são estabelecidas. Enquanto o processo está em curso, o casal pode ter que participar de aconselhamento acerca de custódia e encontros de mediação. Na última audiência, o juiz dá o veredito ou coloca o caso sob observação e sentencia em outra ocasião.

Caso sua amiga esteja passando por um divórcio litigioso, pode ser que ela precise de muito apoio pois esse processo é emocionalmente exaustivo. Fale sobre a importância de contratar um bom advogado para representá-la em juízo -- um que vá lutar para garantir que seja ela a parte vencedora na lide. Se ela não tiver um advogado, sugira que ela procure por um em sua região e vá encontrar-se com ele em reuniões formais e que ela verifique suas credenciais antes de contratá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível