O que acontece se você beber muita água com cloro?

Escrito por brian heuberger | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece se você beber muita água com cloro?
Absorver muito cloro pode resultar em problemas de saúde (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Desde o começo do século 20, o cloro é utilizado como um agente para desinfetar a água de patógenos, matar bactérias e nos proteger de outros organismos que contaminam a água. O cloro também é usado em piscinas para eliminar bactérias perigosas da água. Embora o cloro se destina a proteger as pessoas contra infecções, pesquisas científicas indicam que consumir muita água com cloro pode representar sérios riscos à saúde.

Outras pessoas estão lendo

Pele

Se você ficar em uma piscina, banheira de hidromassagem, chuveiro ou outro ambiente com água com cloro por um período prolongado de tempo, muito cloro será absorvido pela pele e você poderá notar alguns efeitos imediatos. Conforme a quantidade excessiva de cloro entra nos poros da pele e passa a fluir entre a corrente sanguínea, você pode sentir uma irritação na pele, erupções cutâneas resultando em coceiras, um pulso muito fraco, dormência nos membros, náuseas, palpitações ou tonturas extremas.

Problemas digestivos

Muitos riscos perigosos para a saúde podem se desenvolver como consequência da ingestão da água clorada. Por exemplo, beber muito cloro pode prejudicar o aparelho digestivo do seu corpo. As altas taxas de cloro destroem a flora intestinal, o que pode inibir a capacidade de seu sistema digestivo de absorver e processar nutrientes de forma eficaz. Como resultado, seu corpo não poderá absorver e processar os minerais, vitaminas e gorduras que você ingere, tornando o corpo mais vulnerável à infecções.

Hipotireoidismo

Embora o cloro seja utilizado para matar as bactérias e limpar a água potável, ele ainda é um veneno, assim, muitos cientistas e pesquisadores médicos concordam que o consumo de uma quantidade excessiva de cloro pode causar problemas de saúde graves, como por exemplo o hipotiroidismo. Segundo o site Hipothyroidism Diet Info, o consumo de cloro pode interferir com os processos da tiroide, levando ao desenvolvimento de hipotiroidismo. A glândula tiroide, localizada no pescoço, ajuda a controlar a taxa de produção de proteína e regular os níveis hormonais. Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo.

Câncer

Muitos estudos científicos e projetos de pesquisa estabeleceram uma relação direta entre o consumo de cloro excessivo por longos períodos de tempo e o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Por exemplo, um estudo na Oak Ridge Associated Universities descobriu que beber grandes quantidades de água clorada por mais de 15 anos aumenta significativamente as chances de desenvolver câncer de cólon. De acordo com o "Journal of the National Cancer Institute", beber água clorada durante longos períodos também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga em até 80%. Além disso, um estudo de 1992 pela Faculdade de Medicina de Wisconsin descobriu que tipos de câncer na bexiga e no reto estão ligados à digestão de quantidades excessivas de água clorada.

Outros efeitos

Uma quantidade excessiva de cloro na corrente sanguínea pode matar as proteínas e as bactérias benéficas no corpo, o que diminui a força do sistema imunológico e faz com que seu organismo fique mais suscetível a infecções. Além disso, muito cloro pode resultar em problemas pulmonares e respiratórios que podem tornar a respiração mais difícil, podendo resultar em infecções de garganta ou nos pulmões. A Associação Médica Americana também relata que muito cloro absorvido pode causar ou agravar a asma e problemas alérgicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível