O que acontece quando os cabos da bateria são invertidos?

Os cabos de bateria podem ser utilizados para ligar um automóvel com a bateria descarregada

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Quase todos os condutores sabem que um carro com a bateria descarregada poderá ser ligado através de uma "chupeta" com outro carro de bateria cheia. As baterias automotivas são projetadas para produzir corrente elétrica necessária para ligar o motor. Esse procedimento de rotina poderá tornar-se perigoso se os cabos forem conectados da maneira errada - se o terminal positivo de uma bateria estiver conectado no terminal negativo da outra. O dano resultará de um fluxo elevadíssimo da corrente, possivelmente devido a polaridade invertida no veículo com a bateria descarregada.

Danos às baterias

Conectar o terminal positivo de uma bateria com o terminal negativo da outra resultará em uma grande elevação da corrente elétrica entre as duas baterias. Isso causará um aquecimento muito rapidamente e, nas baterias de ácido - o tipo mais comum -, acarretará em uma grande emissão de gás hidrogênio dentro da bateria carregada. O calor pode queimar as partes internas e externas, enquanto a pressão do hidrogênio pode rachar o invólucro da bateria. Depois que ele estiver rachado, o escapamento de hidrogênio poderá inflamar e explodir.

Danificar os cabos da bateria

Os cabos da bateria não foram projetados para transmitir elevadas correntes de energia elétrica, sendo que, rapidamente eles atingirão temperaturas muito elevadas. Isso poderá derreter os isolamentos dos cabos e expor perigosamente a pessoa em contato direto com os cabos elétricos. O calor também poderá derreter a solda e outros componentes que fixam os cabos aos grampos.

Outro dano possível

O aumento da corrente elétrica poderá estourar o fusível ou o elemento que protege o sistema elétrico do veículo. Se o motor do veículo com a bateria carregada for mantido em funcionamento, a corrente elétrica poderá danificar o alternador do veículo.

Danos devido à polaridade invertida

Quando os cabos da bateria são colocados de maneira invertida, a polaridade do sistema elétrico do veículo juntamente com a bateria descarregada será revertida em poucos segundos. Isso poderá danificar muitos componentes eletrônicos que são comuns nos veículos, tais como computadores on-board e sensores.

eHow Brasil
×