Mais
×

O que acontece quando um cachorro morde alguém

Se um cachorro mordê-lo, imediatamente tome uma providência para identificar o animal que causou esse dano. Se o bicho é um andarilho, talvez você precise iniciar um tratamento para raiva. Contudo, se você conhece o dono, notifique-o de forma que ele contenha o próprio animal, prevenindo futuros machucados em outras pessoas. As vítimas das mordidas de cachorro têm direito a uma indenização do proprietário, contudo o valor varia de acordo com a situação ocorrida.

Tome uma providência imediata se você foi mordido por um cachorro (boring dog image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

Procure cuidados médicos

Até as lesões pequenas merecem um cuidado médico. Se o cachorro feriu a pele, um tratamento antibiótico para prevenir uma infecção é o recomendado. Se suas lesões são tão sérias a ponto de localizar o dono do animal imediatamente ao ataque, procure por ajuda primeiro. Você sempre pode retornar ao local do acidente e visitar as casas e comércios mais próximos, procurando por testemunhas.

Documente a mordida

No dia da mordida, as vítimas devem tirar fotos das lesões. Esses documentos podem ser usados, mais tarde, em uma audiência, caso você decida prestar queixas contra o dono do animal.

Fazendo uma queixa

Se os machucados são pequenos, significando que você não precisou de pontos ou suturas, você pode preencher as suas próprias queixas, sem a assistência de um advogado. Contudo, se houver pontos ou uma cirurgia plástica de correção, peça ajuda a um advogado que já possui experiência nesse tipo de caso.

Indenização

Se você contratou um advogado, permita-o conversar com a seguradora do dono do animal. Se, contudo, você estiver por conta própria, procure o nome dessa empresa, as informações de contato, o número da queixa e em quanto foi avaliado as suas despesas médicas.

As responsabilidades do proprietário do animal

Se seu cachorro mordeu alguém e lesionou a pele, o médico é obrigado a reportar a mordida do animal a uma agência de controle. Se é a primeira vez que o cachorro mordeu, leve-o ao veterinário para exames sobre as possíveis razões patológicas para essa agressão. Uma disfunção na tireoide, por exemplo, pode causar agressão em cães amigáveis. Se for essa a causa, remédios podem controlar a situação, incluindo os comportamentos agressivos.

Avaliação do temperamento

Muitos fatores podem causar a mordida de cachorro. Se não estava presente no momento, o dono deve descobrir o máximo de informações sobre o incidente com a vítima e testemunhas. Tome notas para que você possa relatar de maneira precisa a um adestrador profissional ou a um veterinário durante o teste de temperamento, um procedimento padrão que mede as reações caninas a certos estímulos e desafios.

Uma vez que o médico e a sua equipe que atenderam a vítima reportam sobre a mordida, o dono do animal deve estar preparado para receber uma ligação do centro de zoonoses. Alguns locais exigem que o cão deva ficar sob observação por 10 dias, em um abrigo ou dentro de casa.

Prevenção/solução

Se o animal tiver um histórico de ataques, talvez uma mudança comportamental com um treinador profissional e um supervisor vigilante prevenirá futuras mordidas. Se é a primeira mordida do cachorro, coloque-o em um curso de obediência para prevenir futuros incidentes e aprenda os sinais que possam demonstrar o início do problema, além de como tomar medidas preventivas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article