Mais
×

O que acontece quando um carro é retomado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Problemas quando seu carro for retomado (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

A firma de financiamento tenta retomar o veículo do proprietário

Por ser a reintegração de posse um processo caro, a empresa de financiamento geralmente envia vários avisos de atraso ou de cobrança para o proprietário do veículo, antes que qualquer ação seja tomada. Se o proprietário fizer os pagamentos ou entrar em contato com a empresa enquanto os avisos estiverem sendo enviados, a reintegração de posse pode ser evitada.

A firma de financiamento contrata um agente de reintegração de posse para recuperar o veículo

As financiadoras raramente recuperam um carro por si mesmas. Ao invés disso, elas mantêm contratos com agentes de reintegração de posse profissionais, quando ela for necessária, para que procedam com a recuperação. A financiadora geralmente fornece ao agente a chave reserva do veículo, mas o mesmo pode valer-se de qualquer método necessário (como o reboque), para recuperar o carro. Para evitar o confronto, os agentes geralmente executam esta ação quando o proprietário do veículo está longe, embora sejam especialmente treinados para retomá-lo em quaisquer circunstâncias.

O agente de reintegração de posse notifica as autoridades locais

Pelo fato de o proprietário do veículo vir a notificar as autoridades de que o carro recuperado foi supostamente roubado, o agente notifica as autoridades da ação tomada, impedindo a intervenção policial ou a suspeita de roubo do carro.

Quaisquer itens pessoais são retirados do veículo

Quando o veículo é recuperado, ele é levado para escritórios da empresa de financiamento ou do próprio agente de reintegração de posse, a depender dos arranjos feitos entre a empresa e o agente. Ao chegar no escritório, todos os itens pessoais, como mochilas, roupas, eletrônicos, documentos e outros são removidos do carro e colocados em sacos, sendo que artigos pessoais semipermanentes ligados ao veículo, como sistemas de segurança, são considerados como parte do mesmo e não são removidos. Os artigos pessoais são armazenados no escritório para posterior retirada.

O carro é enviado para leilão

Depois que o veículo for limpo e todos os itens pessoais forem removidos, o veículo é enviado para um leilão de automóveis, muitas vezes distante vários quilômetros do domicílio do antigo proprietário (até outros estados), para evitar qualquer confronto. Em seguida, o carro é arrematado geralmente por um preço bem abaixo do valor de mercado.

O proprietário do veículo é responsável pelo saldo remanescente

Quando o carro é arrematado, os recursos oriundos do leilão são aplicados ao saldo devedor. Como o preço de venda é raramente suficiente para pagar o saldo total, a empresa pode bloquear as finanças do proprietário do veículo (que continua responsável pela dívida), até a quantia suficiente para quitar o remanescente, através de medida judicial.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article