×
Loading ...

O que acontece quando se coloca uma gota de corante alimentício em água fria?

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando se adiciona uma gota de corante alimentício à água fria, um processo relativamente simples, mas visualmente fantástico, acontecerá em frente aos seus olhos. Esse processo é chamado de difusão. A água é um solvente universal. Qualquer coisa adicionada a ela acabará se dispersando uniformemente em toda solução.

O que ocorre com o corante alimentício em água fria é chamado de difusão (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Água

Sendo a única substância natural encontrada em todos os três estados físicos, a água é conhecida como o "solvente universal", pois mais substâncias podem se dissolver nela do que em qualquer outro líquido, o que significa que onde quer que ela vá, leva consigo tudo o que dissolveu. A água tem um pH neutro de sete, e os átomos em suas moléculas estão em movimento constante, permitindo que outras substâncias se dissolvam nela.

Loading...

Difusão

Todas as moléculas estão em constante movimento aleatório, segundo a teoria do transporte passivo. A energia de seus movimentos é chamada de cinética. O copo de água fria contém moléculas em movimento. Adicionar uma gota de corante alimentício à água moverá suas moléculas para cima enquanto as do corante afundam. Estas também têm energia cinética e, lentamente, se espalharão entre as moléculas de água até se distribuírem uniformemente, quando a proporção de água para corante será a mesma em qualquer ponto do copo. Isso é chamado de solução isotônica.

Estágios de solução

Quando o corante alimentício é adicionado à água e começa a se dissolver, suas moléculas se movem de uma área de alta concentração para uma de baixa concentração. No começo, quando o soluto (corante) ainda está em um estado de alta concentração em algumas partes da água e baixa concentração nas outras, a solução é chamada de hipotônica. Conforme a difusão ocorre e o soluto se dissolve, a solução acabará se tornando isotônica.

Água fria x Água quente

Adicionar calor a qualquer coisa faz com que suas moléculas, já em movimento, comecem a se movimentar mais rapidamente. Se o corante for adicionado à água quente, ele se difundirá muito mais rápido do que na água fria, onde as moléculas se movem mais devagar. Observar o corante se dissolver na água fria é infinitamente mais interessante, pois as formas nebulosas que ele cria enquanto difunde durarão mais tempo, crescendo e se esticando em sua frente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...