O que acontece quando o condensador tem um vazamento?

Escrito por mitchell brock | Traduzido por cassiane ogliari
O que acontece quando o condensador tem um vazamento?
Todos os ar-condicionados têm um condensador (Comstock/Comstock/Getty Images)

Qualquer sistema de ar-condicionado tem três componentes principais que devem trabalhar em conjunto para produzir ar frio: o compressor, o evaporador e o condensador. Estes três componentes são os que executam a maior parte do trabalho. Qualquer vazamento que ocorra no condensador afetará o funcionamento do ar-condicionado. Diferentes sintomas são notados quando o condensador começa a ter vazamento de fluidos.

Como funciona o ar-condicionado

Entender como funciona o ar-condicionado ajudará a determinar os problemas que ocorrem a partir de um vazamento do condensador. O gás refrigerante de alta pressão, em alta temperatura, é empurrado para o condensador a partir do compressor. O condensador é um grupo de pequenos tubos ou bobinas que se parecem com barbatanas, que alteram o refrigeramento de gás para líquido, refrigerando o refrigerante quente. Quando o líquido tiver passado por todo o caminho, através do sistema de tubos do condensador, ele é enviado através de um pequeno orifício para o evaporador. O líquido cai na pressão e começa a evaporar. O evaporador transforma o líquido em gás novamente, que refrigera o ar circundante que é enviado através das aberturas da casa ou do automóvel.

Queda da pressão

Um condensador com vazamento fará a pressão do compressor cair para o condensador. Uma queda de pressão limitará a quantidade de gás refrigerante a ser alterado para o estado líquido. O gás refrigerante pode escoar para fora do condensador e do compressor fazendo com que os dois componentes congelem. Quando os componentes congelam, o ar-condicionado não mais funcionará.

Refrigeração

O condensador é um componente tão importante para o ar-condicionado que se houver um vazamento nele, o ar-condicionado não resfriará o ambiente adequadamente. Você pode deixar o termostato no seu padrão mais baixo de temperatura e o ar que sai das aberturas ainda estará quente. Um ar-condicionado com vazamentos inibirá a unidade de resfriamento de refrigerar, mas o ar ainda assim continuará saindo pelo sistema de ventilação da casa ou do carro.

Superaquecimento

O superaquecimento é um problema que surge quando o condensador começa a vazar. As bobinas do condensador e do evaporador começam a trabalhar mais para refrigerar o refrigerante na temperatura desejada. Uma vez que as bobinas do condensador começam a trabalhar mais, por causa da perda de pressão do vazamento, elas superaquecerão. Se o ar-condicionado ficar ligado com um condensador superaquecido, ele pode queimar o condensador ou causar um outro vazamento.

Perda de refrigeração

A situação mais comum tendo-se um condensador com vazamento é a perda de refrigeração. Chamamos de refrigerante o líquido que permite que os componentes, incluindo o condensador, resfriem o ar que sai das aberturas. Quando o aparelho começa a perder o refrigerante, a temperatura do ar soprado pelas suas aberturas aumenta. Com o tempo, você perderá todo o refrigerante e só ar quente sairá pelas aberturas. Neste caso, todos os componentes podem superaquecer e queimar, exigindo uma substituição dos três principais componentes do ar-condicionado. Este é um reparo caro.

Anéis de vedação

Um dos únicos problemas que ocorre quando o condensador tem um vazamento é com os anéis de vedação. Estas peças mantêm uma vedação entre o condensador e o evaporador e o compressor. Anéis de vedação podem se deteriorar ao longo do tempo e precisam ser substituído periodicamente para garantir que não haja nenhum tipo de vazamento. Um mecânico ou técnico em ar-condicionados pode realizar um teste de pressão durante a manutenção do aparelho para determinar se há algum vazamento em desenvolvimento.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível