on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que acontece quando você corta um ímã ao meio?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ainda que pareça lógico pensar que o corte de um ímã pela metade irá separar os polos norte e sul, não é isso o que ocorre. Em vez disso, ele cria dois ímãs menores com dois polos cada.

O corte de um ímã ao meio cria dois ímãs menores com dois polos cada (magnet attracting dollar signs image by Steve Johnson from Fotolia.com)

Domínios

Os ímãs possuem pequenos bolsões de matéria chamados de domínios, que contêm átomos cujos momentos magnéticos estão alinhados em uma única direção, não apenas entre si, mas também com todos os outros domínios do ímã. As direções para onde os momentos magnéticos apontam são arbitrariamente chamadas de "norte" e "sul".

Loading...

Corte de um imã pela metade

Quando você corta um ímã em duas partes, os momentos magnéticos ainda estão alinhados como eram originalmente. Na verdade, isso ocorre em ímãs de todos os formatos, sejam eles em forma de barra, de anel ou de ferradura. Se cortados ao meio, eles ainda apresentarão as propriedades de um dipolo magnético comum.

Monopolos magnéticos

Os físicos que tentam criar uma teoria da grande unificação previram a existência de um monopolo magnético, que é uma partícula com um único polo magnético e uma carga magnética. Essa partícula ainda não foi detectada pelos métodos modernos e é improvável que seja descoberta por meio do corte de um ímã pela metade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...