O que acontece quando se corta a ponta de um pinheiro?

Escrito por kim joyce | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando se corta a ponta de um pinheiro?
A ponta de pinheiros e coníferas similares controla o crescimento (pine-tree image by Filip Pivarci from Fotolia.com)

Árvores perenes, incluindo os pinheiros, precisam de pouquíssima poda em comparação com árvores decíduas. O fato de você querer ou não cortar a ponta, também conhecida como ramo principal, do seu pinheiro depende do efeito que você espera atingir. Isto também depende de se a árvore em questão de fato é um pinheiro, já que as pessoas muitas vezes usam este termo para descrever todos os tipos de coníferas perenes. O principal motivo para cortar a ponta de um pinheiro é criar uma árvore pequena mais cheia e com mais ramos, como uma árvore de Natal clássica.

Outras pessoas estão lendo

Ramificação das árvores perenes

As coníferas perenes têm folhas finas em formato de agulhas e, pelo menos sazonalmente, pinhas que contêm sementes. Além disso, as árvores perenes são agrupadas pelo tipo de ramificação. Árvores e arbustos perenes incluindo cedros, zimbros e teixos têm ramificação aleatória, o que significa que os galhos emergem aleatoriamente do tronco à medida que a árvore cresce para cima. Os pinheiros e abetos têm ramificação verticilada, com novos galhos emergindo num padrão circular a partir de um número limitado de brotos perto da ponta de crescimento.

Ramos principais das árvores perenes

O ramo principal de uma árvore perene é o caule vertical no topo da árvore, a ponta que naturalmente direciona o crescimento para cima. Se, na natureza, a ponta for cortada ou danificada, o próximo galho jovem e forte mais alto cresce para cima para formar a novo ramo principal da árvore. Jardineiros e arboristas podem acelerar este processo de reparo fornecendo uma tala temporária para apoiar a nova ponta em desenvolvimento e, então, removendo os galhos laterais adjacentes.

Crescimento geral das árvores perenes

O crescimento anual de ramos para um pinheiro ou outra conífera com ramificação verticilada é determinado por brotos pré-formados em gomos em torno do ramo principal. Pinheiros e coníferas similares geralmente produzem apenas um surto de crescimento por ano, quando estes brotos geralmente emergem e crescem em ramos que vão seguir o crescimento do ramo principal e produzir o verticilo do ano seguinte. Nunca pode o centro inativo de um pinheiro ou do galho de outra conífera de tipo verticilado – áreas onde não está presa nenhuma folha ou agulha – porque não existem brotos de crescimento ali, e não se formarão novos galhos.

Removendo o ramo principal

De acordo com a University of Idaho Extension, remover o ramo principal vai "encurtar o espaço entre os verticilos do pinheiro, produzindo uma planta mais cheia e compacta". Para conseguir isto, pode o ramo principal central até conseguir um toco de 25 a 30 cm, fazendo o corte num ângulo de 45 graus logo acima de um broto bem formado – de preferência do lado norte da planta. Depois, corte os galhos do entorno até que eles estejam 10 a 15 cm menores do que o ramo principal. Para obter uma árvore piramidal de formato uniforme, pode os galhos laterais de maneira similar.

Quando o ramo principal é removido

Conforme explicado no manual de produção de árvores de Natal da Ohio State University, cortar ou podar o ramo principal de um pinheiro-da-escócia ou de outros tipos de pinheiro encoraja o desenvolvimento de brotos interfasciculares ou dormentes, "pequenos brotos que ocorrem entre as agulhas e na base delas". O crescimento e o desenvolvimento destes brotos, normalmente controlado e suprimido pelos brotos terminal e lateral do ramo principal, começa quando a ponta da árvore é podada. Novos membros que emergem de brotos despertados "contribuem muito para a densidade da folhagem".

Melhor época para remover o ramo principal

Pode o ramo principal quando a árvore atingir sua altura final. Sem o ramo principal, ela não vai ficar mais alta. Também remova os ramos principais no início da temporada de crescimento, para dar aos brotos dormentes bastante tempo para se desenvolver em novos brotos vigorosos – sem esquecer que estes novos brotos determinam todo o crescimento do ano seguinte. Podar tarde demais na estação também pode causar o perecimento dos membros no pinheiro-branco e em outras variedades vulneráveis de pinheiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível