O que acontece quando dióxido de enxofre e gás cloro se misturam?

Escrito por charles alex miller | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando dióxido de enxofre e gás cloro se misturam?
A chuva ácida, produzida a partir do dióxido de enxofre e água, pode devastar populações vegetais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O dióxido de enxofre (SO2) e o gás cloro (Cl2) são dois gases comuns e usados frequentemente em várias indústrias. Eles raramente são usados juntos porque os seus produtos não possuem muita utilidade. A reação entre esses dois gases produz, principalmente, cloreto de sulfurila, um líquido tóxico e vaporizado. No entanto, sob as condições certas, misturá-los também pode criar ácido sulfúrico.

Outras pessoas estão lendo

Dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre (SO2) é um gás acre, liberado por inúmeras indústrias, incluindo as que produzem papel. É usado frequentemente na indústria alimentícia para preservar e clarear alimentos. Quando misturado com água, o dióxido de enxofre pode produzir a chuva ácida, que é capaz de devastar a vida vegetal. Alguns outros nomes para esse gás incluem bissulfito, ácido sulfuroso, óxido sulfúrico e anidrido sulfuroso. O dióxido de enxofre condensa, ou seja, se torna líquido, em -10º C. Nessa fase, ele não possui cor.

Gás cloro

Quanto exposto à temperatura ambiente, o cloro (Cl2) é um gás amarelo-esverdeado. É um dos gases mais reativos e tóxicos conhecido pelo homem. Por causa de sua natureza altamente reativa, os cientistas tomam precauções extras para garantir que não há outros elementos reativos na mesma sala. O gás cloro também pode ser feito a partir da mistura de duas medidas de ácido hidro-clorídrico com manganato de potássio, dióxido de manganês ou óxido de magnésio. O resultado dessa reação cria uma parte de água e uma parte de gás cloro, que pode ser encontrado em muitos produtos químicos domésticos.

Reação

Muito frequentemente, misturar cloro com dióxido de enxofre produz cloreto de sulfurila (So2Cl2). Essa reação é mais eficaz quando ocorre sem a presença do oxigênio. Quando o oxigênio está incluído com variação de pressão de 10 a 150 torr, a mistura de cloro e dióxido de enxofre cria o cloreto de sulfurila e ácido sulfúrico (H2SO4). Por causa da natureza química da atmosfera, essa reação ocorre frequentemente nas nuvens do planeta Vênus.

Cloreto de sulfurila

O cloreto de sulfurila é um líquido em temperatura ambiente que libera grandes quantidades de vapor. Esses vapores são extremamente tóxicos quando inalados por seres humanos, e o contato direto com esse líquido resulta em queimaduras graves. Se for ingerido, também pode causar queimaduras em partes da boca e no estômago. Além de extremamente prejudicial aos humanos, o cloreto de sulfurila também é altamente corrosivo quando entra em contato com metais. Por causa de sua natureza tóxica, ele raramente é utilizado na indústria. Sua única utilização é na fabricação de inseticidas em que age como solvente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível