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O que acontece quando você dirige com o nível de óleo baixo

Escrito por richard rowe | Traduzido por eduardo gama
O que acontece quando você dirige com o nível de óleo baixo

Sempre controle o nível do óleo

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Pilotos de rua irão fazer todo o possível para ganhar alguns cavalos de força extra na reta, mas nem todas essas técnicas de corrida são possíveis na rua. Dirigir um carro com o nível de óleo baixo significa não apenas perda de potência em arrancadas, mas também pode diminuir drasticamente a vida útil do motor e levar a danos imediatos.

Básico sobre o sistema de óleo

A maioria dos carros utiliza o sistema de óleo de cárter. O sistema é basicamente um reservatório que fica na parte de baixo do motor; o óleo escorre pela cabeça do cilindro ou os canais de admissão, flui pelos canais dentro do bloco do motor e é coletado pelo cárter. A bomba de óleo suga o óleo do cárter através de um tubo submerso e o joga para o motor. Alguns motores de alta performance usam um sistema de cárter a seco que utiliza uma série de bombas de sucção para sugar o óleo de um reservatório bem raso que fica em baixo do motor.

Perda de pressão do óleo

Motores de corrida usam o sistema de cárter seco por duas razões. A primeira é que um reservatório de óleo mais raso permite que o motor fique mais baixo no chassis, o que aumenta a estabilidade e abaixa a linha do capô. Segundo, porque o sistema de cárter seco opera em constante estado de vácuo e continuará a bombear óleo mesmo que ele não esteja no reservatório. Enquanto mantém alta força g em uma curva, a força centrífuga joga todo o óleo para o lado do reservatório, descobrindo o pescador de óleo e desligando a bomba. Um nível baixo de óleo causa menos pressão de óleo já que o pescador de óleo não estará imerso.

Superaquecimento

O óleo não é apenas um lubrificante, mas também funciona como resfriador. Enquanto muitos corredores usam radiadores externos de óleo para diminuir a temperatura, a maioria dos veículos usa um dissipador de calor para estabilizar a temperatura interna do motor. Um menor volume de óleo aumenta a temperatura do motor mais rápido do que um grande volume, deixando o motor mais inclinado a superaquecer durante situações de muita carga. Essa falta de resfriamento é especialmente crítica se o motor perde pressão de óleo, já que a perda da pressão de óleo aumenta a temperatura ainda mais rápido.

Benefícios

Usar o motor com o nível de óleo muito baixo não é uma boa ideia, porém existe alguma lógica sobre baixar um litro ou dois. Muitos motores usam virabrequins com contrapesos que periodicamente entram em contato com o reservatório de óleo. Esse contato não apenas faz com que o óleo fique espumoso, mas também faz com que os contrapesos fiquem agarrados e aumente a resistência parasitária. Diminuir um litro pode fazer com que você ganhe alguns cavalos a mais em curtas corridas de arrancada, mas não em longo prazo. Se você realmente quer evitar que o óleo entre em contato com o virabrequim, instale um defletor de óleo abaixo do virabrequim. Os defletores são bandejas de aço perfuradas que ficam abaixo dos contrapesos do virabrequim e permitem que o óleo escorra sem acumular-se nos contrapesos.

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