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O que acontece quando os filtros de ar da moto entopem?

Um filtro de ar de moto é desenhado para permitir o máximo possível de ar na entrada do motor, enquanto retira a sujeira prejudicial e os detritos. Estes detritos podem se formar através do papel do filtro, tela ou algum elemento fibroso e, certamente impedir a passagem do ar pelo filtro. Se deixado assim, o filtro entupido pode causar sérios danos ao motor ou perda de performance.

A prática de off-road pode entupir rapidademente o filtro de ar, por isso, cheque-o após cada passeio (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Como funciona um filtro de ar

Um típico filtro de ar de moto se consiste de um elemento filtrante que é sustentado por um plástico leve ou uma armação de borracha. O elemento em si pode ser feito de vários materiais diferentes, variando de papel dobrável, fibra de algodão, tela de fios ou espuma. Alguns materiais fornecem melhor fluxo de ar e reutilização, enquanto outros são mais duráveis ou baratos para produzir. Em qualquer um dos casos, o filtro permite que o ar passe pelo elemento, prendendo grandes partículas de poeira e entulhos de estrada. Alguns filtros têm uma camada adicional de óleo na face externa para reduzir a infiltração de poeira por mais tempo.

Os efeitos de um filtro de ar entupido

Na medida em que um filtro entope, ele reduz a quantidade de ar que é empurrada para o sistema de entrada do motor. Isto produz um desequilíbrio na proporção ar-combustível que move o motor e cria uma condição de bom desempenho, na qual há mais combustível do que ar. A falta de ar impede que o combustível queime completamente durante a fase de combustão, reduzindo a potência energética do motor. Alguns sintomas imediatos podem ser vistos, como a economia diminuída de combustível, lenta resposta à aceleração e perda de força. Se o filtro continuar coletando sujeira a ponto de entupir completamente, o motor não poderá dar nenhuma ignição no combustível.

Filtros de ar entupidos e sistemas de resfriamento da moto

O desequilíbrio ar-combustível produzido por um filtro de ar entupido também pode causar problemas no sistema de resfriamento da moto. A sobra de combustível na proporção ar-combustível reduz o calor total da combustão dentro do motor. Como o ar é eliminado da mistura, as temperaturas caem. Isto pode impedir que o motor da moto alcance o estado de completo aquecimento, no qual há a melhor performance.

Cuidado preventivo

Todos os fabricantes de moto fornecem uma tabela de manutenção periódica no manual do usuário e no manual de serviço. Este detalha os procedimentos de manutenção que devem ser feitos em intervalos específicos de quilometragem. Você precisa checar o filtro de ar frequentemente, usando este intervalo como uma orientação para ter certeza de que o filtro permite ar suficiente no motor. Você deve precisar inspecionar e limpar ou trocar o filtro com mais frequência anda de moto em condições com muita poeira ou resíduo. Na maioria dos casos, um elemento filtrante de papel deve ser trocado assim que a formação de poeira for evidente. No entanto, a formação leve pode ser limpa. Filtros de espuma, tela ou algodão podem ser lavados frequentemente e ter o óleo aplicado novamente, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante do filtro.

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