O que acontece quando os filtros de ar da moto entopem?

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por bráulio borges barreiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando os filtros de ar da moto entopem?
A prática de off-road pode entupir rapidademente o filtro de ar, por isso, cheque-o após cada passeio (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Um filtro de ar de moto é desenhado para permitir o máximo possível de ar na entrada do motor, enquanto retira a sujeira prejudicial e os detritos. Estes detritos podem se formar através do papel do filtro, tela ou algum elemento fibroso e, certamente impedir a passagem do ar pelo filtro. Se deixado assim, o filtro entupido pode causar sérios danos ao motor ou perda de performance.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona um filtro de ar

Um típico filtro de ar de moto se consiste de um elemento filtrante que é sustentado por um plástico leve ou uma armação de borracha. O elemento em si pode ser feito de vários materiais diferentes, variando de papel dobrável, fibra de algodão, tela de fios ou espuma. Alguns materiais fornecem melhor fluxo de ar e reutilização, enquanto outros são mais duráveis ou baratos para produzir. Em qualquer um dos casos, o filtro permite que o ar passe pelo elemento, prendendo grandes partículas de poeira e entulhos de estrada. Alguns filtros têm uma camada adicional de óleo na face externa para reduzir a infiltração de poeira por mais tempo.

Os efeitos de um filtro de ar entupido

Na medida em que um filtro entope, ele reduz a quantidade de ar que é empurrada para o sistema de entrada do motor. Isto produz um desequilíbrio na proporção ar-combustível que move o motor e cria uma condição de bom desempenho, na qual há mais combustível do que ar. A falta de ar impede que o combustível queime completamente durante a fase de combustão, reduzindo a potência energética do motor. Alguns sintomas imediatos podem ser vistos, como a economia diminuída de combustível, lenta resposta à aceleração e perda de força. Se o filtro continuar coletando sujeira a ponto de entupir completamente, o motor não poderá dar nenhuma ignição no combustível.

Filtros de ar entupidos e sistemas de resfriamento da moto

O desequilíbrio ar-combustível produzido por um filtro de ar entupido também pode causar problemas no sistema de resfriamento da moto. A sobra de combustível na proporção ar-combustível reduz o calor total da combustão dentro do motor. Como o ar é eliminado da mistura, as temperaturas caem. Isto pode impedir que o motor da moto alcance o estado de completo aquecimento, no qual há a melhor performance.

Cuidado preventivo

Todos os fabricantes de moto fornecem uma tabela de manutenção periódica no manual do usuário e no manual de serviço. Este detalha os procedimentos de manutenção que devem ser feitos em intervalos específicos de quilometragem. Você precisa checar o filtro de ar frequentemente, usando este intervalo como uma orientação para ter certeza de que o filtro permite ar suficiente no motor. Você deve precisar inspecionar e limpar ou trocar o filtro com mais frequência anda de moto em condições com muita poeira ou resíduo. Na maioria dos casos, um elemento filtrante de papel deve ser trocado assim que a formação de poeira for evidente. No entanto, a formação leve pode ser limpa. Filtros de espuma, tela ou algodão podem ser lavados frequentemente e ter o óleo aplicado novamente, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante do filtro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível