O que acontece quando fios elétricos ficam molhados dentro de casa?

Escrito por thomas andrews | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando fios elétricos ficam molhados dentro de casa?
Danos da água na fiação elétrica (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Água e eletricidade não se misturam

A fiação elétrica na maioria das casas é projetada para ficar em ambientes secos. Apesar da proteção de plástico ao redor dos fios, em uma casa comum, não há proteção contra umidade, então o sistema elétrico não deve ficar molhado.

Na fiação doméstica mais comum, usada em residências, o fio de cobre está protegido com papel e enrolado em fios quentes e neutros, dentro da proteção de plástico. Quando ele fica exposto à água por alguma brecha na proteção ou através das conexões como interruptores, junções ou equipamentos, é possível que a umidade penetre pelo papel e crie uma situação perigosa de ferrugem e deterioração.

Opções variadas

Pergunte a dois eletricistas o que fazer no caso da fiação ficar molhada por um curto período, através de uma enchente ou vazamento do cano, e provavelmente você terá duas respostas diferentes, ambas com boas argumentações. Uma parte dos eletricistas diz que deve-se trocar toda a fiação sempre que ela ficar molhada. Outra diz que a fiação ainda é segura, se as saídas e interruptores forem substituídos e as pontas da fiação forem cortadas até o ponto seco. Dependendo das circunstâncias, cada uma é considerada uma maneira segura de lidar com o problema. Porém, o tipo de água e o intervalo de tempo de contato são dois fatores importantes. Com água salgada, por exemplo, os eletricistas costumam pedir que toda a fiação seja trocada.

Dado o custo de trocar toda fiação e a hesitação das seguradoras de pagar por uma substituição total sem causa documentada, uma boa abordagem é seguir as diretrizes mostradas pelo departamento de Sonoma County, da Califórnia. Nessas diretrizes, para lidar com sistemas elétricos molhados, as regulações pedem por uma substituição dos componentes que ficaram molhados, com a exceção do cabo ou fio que passou por um teste de alta voltagem, provando que seu isolamento não foi afetado.

Outros códigos locais são mais restritivos e requerem a substituição de qualquer fio que ficou molhado. Especialistas como Kenneth Hellevang, engenheiro da Universidade Estadual da Dakota do Norte, concorda com essa prática. Em um artigo falando sobre o tema, ele escreve: "A fiação elétrica precisa ser substituída, a não ser que seja específica para uso em locais molhados."

Especialistas qualificados são sempre necessários

Por outro lado, o National Flood Insurance Program (Programa Nacional de Segurança nas Inundações, NFIP) americano, nas suas práticas de ajuste para enchentes, geralmente aceita a fiação inundada, desde que as saídas, interruptores, junções e outros componentes sejam substituídos. Porém, esses ajustes geralmente seguem as sugestões de eletricistas licenciados, contratados em particular, e a substituição da fiação geralmente é necessária no caso de água salgada e imersão prolongada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível