×
Loading ...

O que acontece quando fios elétricos são molhados?

Atualizado em 20 julho, 2017

Da fiação da sua casa até a do seu MP3 player, fios elétricos estão presentes em todos lugares em nosso cotidiano e normalmente são completamente seguros. Porém, problemas poderão acontecer caso a fiação seja molhada, o que pode corroer o fio ou pior, enviar uma corrente elétrica ao seu corpo caso você toque nele.

Caso desconfie de que sua fiação está molhada, você deverá desligar o fusível e ficar longe do fio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fiação isolada

Caso você derrubou uma xícara de chá, derramando ele sobre o carregador do seu celular, provavelmente nada acontecerá. O cabo contém três pequenos fios: um fio terra de cobre, um energizado e outro neutro. Desde que esses fios não estejam expostos, você poderá desligar o aparelho da tomada e deixá-lo secando naturalmente, já que a parte externa é apenas plástico. Como precaução, você poderá utilizar um testador portátil de aparelhos para verificar se o aparelho ainda está funcionando corretamente. Eles podem ser comprados pela internet ou em lojas de ferragem. Caso a tomada ou o próprio plugue estejam molhados, então será necessário cuidados adicionais, como no caso de uma fiação exposta.

Loading...

Fiação exposta

Se o fio energizado, neutro e terra estiverem expostos, isso significa um problema maior. Em algumas casas, três fios são utilizados para a eletricidade, onde existe um fio terra separado (ou envolvido em um papel que é enrolado no fio energizado e neutro). Caso essa fiação esteja exposta devido a uma rachadura no revestimento plástico ou mesmo na tomada, a umidade poderá molhar o fio ou o papel e causar ferrugem, que é um problema tão sério como em qualquer superfície metálica maior. A água também pode iniciar um incêndio. A presença de umidade pode aumentar rapidamente a corrente em um circuito, o que na maioria dos aparelhos modernos causará um curto circuito assim que o fusível for queimado. No entanto, caso um fusível não esteja presente, o fio aquecerá e um incêndio poderá ser iniciado. A água também poderá conduzir eletricidade para seu corpo, caso você toque em um fio exposto, já que o fio terra é projetado para retornar a eletricidade para a terra, mesmo se ela tiver que passar pelo seu corpo para chegar ao destino.

Danos maiores

Caso você seja uma infeliz vítima de uma enchente ou de um cano estourado, a situação da fiação inevitavelmente será bem pior do que um simples derramamento de líquido. Nesse caso, é melhor desligar a eletricidade imediatamente e chamar um eletricista qualificado. A água chegará em toda parte em pouquíssimo tempo e mesmo a menor quantidade poderá corroer o fio e torná-lo perigoso de ser tocado.

Solução

No caso de danos maiores, eletricistas qualificados deverão examinar o local antes mesmo de você considerar retornar. Caso você suspeite de que existe a chance de uma enchente que afete a fiação, você deverá cortar a energia imediatamente na caixa de disjuntores (ou fusíveis) e só voltar quando o local for verificado por um profissional. No dia a dia, mesmo pequenos reparos deverão ser feitos por profissionais devido aos perigos da eletricidade. Caso umidade tenha entrado em contato com um fio, eles poderão cortar a fiação da área afetada, porém no caso de danos maiores será necessário refazer toda a fiação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...