O que acontece se seu gato não receber tratamento contra tênia?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece se seu gato não receber tratamento contra tênia?
Os gatos que forem expostos a pulgas e roedores podem ficar infestados de tênias (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os gatos contraem tênias geralmente depois de terem ingerido um hospedeiro intermediário, como uma pulga ou um roedor, dependendo do tipo de tênia. Uma tênia pode chegar a ter 60 cm de comprimento dentro do intestino do gato, de acordo com Bayer HealthCare. Se for infectado, o animal sofrerá desconforto e mal-estar, assim como outros efeitos colaterais desagradáveis, se não for tratado.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os três tipos de tênia que afetam gatos incluem Dipylidium caninum, Taenia taeniaformis e Echinococcus, de acordo com o website Ima Cat Parasite. O mais comum deles, Dipylidium caninum, infesta pulgas, hospedeiras intermediarias, quando as mesmas ingerem ovos de tênia. Assim que o gato ingere a pulga, será infectado com tênia. Um gato que ingere um roedor infectado com Taenia taeniaformis contrairá esse tipo de verme, e os que comem carne crua podem ficar infectados com Echinococcus. Dependendo do tipo de tênia que o seu gato ingerir, terá diferentes efeitos colaterais.

Desenvolvimento

Uma vez ingerida, a tênia de gato passa pelo trato digestivo e anexa-se ao intestino do gato envolta por uma estrutura circular chamada rostrum ou rostellum, de acordo com website Whitney Veterinary Hospital. O rostellum contém dentes ou ventosas que são usados para conectar-se a parede do intestino e absorver nutrientes do organismo do gato. A tênia começa a desenvolver segmentos, chamados proglotes, que contém ovos. Esses segmentos começam a crescer e caem do ânus do gato de seis a oito semanas depois dele ter sido infectado com tênia. Quando as pulgas ou roedores comem esses ovos, um novo ciclo de infecção inicia-se.

Efeitos

Uma infestação contínua de tênia faz um gato perder peso, ficar com os pêlos sem brilho ou ficar desnutrido devido a falta de nutrientes que estão sendo ingeridos pela tênia. Por causa do deslocamento constante dos ovos no ambiente, o gato pode contrair múltiplas tênias, que podem causar um bloqueamento no intestino, de acordo com o website Pet Informed. Além disso, o gato perderá seu apetite devido a dor abdominal ou ter diarreia. Outros efeitos de uma infestação de tênia incluem letargia, tontura, vômito e irritação anal, o que geralmente faz um gato arrastar-se de bumbum no chão ou limpar a região anal intensamente.

Advertências

Sem tratamento, as tênias continuarão a desenvolver-se no organismo do gato, fazendo-o muito doente. O gato continuará a soltar segmentos de tênia, que por sua vez infectarão pulgas, que podem ser facilmente ingeridas por crianças pequenas. Já que tênias podem infectar humanos, isso pode colocar em perigo outros animais e todos na casa onde o gato infectado está. Previna a infecção usando produtos para controle de pulgas no gato e boa higiene para eliminar roedores. Leve o gato a um veterinário para um diagnóstico adequado do tipo de tênia e dê a medicação recomendada que irá matar as tênias e elimina-las do organismo de seu gato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível