O que acontece com o isopor no micro-ondas?

Escrito por angela libal | Traduzido por barbara silva
O que acontece com o isopor no micro-ondas?
O isopor derrete quando é exposto ao calor (styrofoam business image by robert mobley from Fotolia.com)

Isopor

Isopor é o nome mais conhecido da espuma de plástico moldada chamada poliestireno. Muitos itens são feitos de isopor, incluindo pratos, copos e materiais de embalagem. Este material é sólido em temperatura ambiente, mas derrete quando é exposto ao calor. O plástico retorna ao estado sólido quando esfria.

Prevenção para o micro-ondas

Os críticos dizem que aquecer o isopor libera toxinas que podem causar doenças e estragar alimentos. No entanto, a maioria dos cientistas afirma que não é bem assim. Muitas variedades de isopor são seguras para o uso em micro-ondas e os produtos feitos com esta característica devem ter um rótulo com essa informação estampada no recipiente. Procure essa estampa em pratos e recipientes para alimentos antes de colocar um objeto no micro-ondas. Por exemplo, a maioria dos isopores de recipientes para viagem de restaurantes não são seguros para o uso em micro-ondas.

Isopor no micro-ondas

O calor do micro-ondas pode causar uma reação no isopor plástico. O ponto de fusão desse tipo de isopor é menor que o ponto de ebulição de líquidos. Isso significa que, quando o objeto não é seguro para ser utilizado no micro-ondas e é aquecido nele, normalmente irá derreter. Isto estragará qualquer bebida ou alimento contido nesse objeto e também fará uma grande sujeira no aparelho. Por essa razão, o isopor que não for rotulado como seguro para essa utilização não deverá ser aquecido no micro-ondas. Fique sempre de olho nos recipientes de isopor que estiverem sendo aquecidos e desligue o aparelho se eles parecerem estar derretendo.