O que acontece com um máquina de lavar roupas se o capacitor estiver defeituoso

Escrito por daisy cuinn | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece com um máquina de lavar roupas se o capacitor estiver defeituoso
Um capacitor defeituoso pode lhe deixar desamparado no dia de lavar roupas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma máquina de lavar roupas quebrada pode deixar uma dona-de-casa em pânico ao imaginar o preço do reparo. Entretanto, o problema pode ser algo relativamente menor do que se pensa, como um capacitor defeituoso. Se você for habilidoso, provavelmente conseguirá repor um capacitor sozinho a um custo muito baixo. Para diagnosticar um capacitor defeituoso, é preciso saber o que ele faz e como seu mau-funcionamento afeta a máquina.

Outras pessoas estão lendo

O que um capacitor faz

Existem dois tipos de capacitores – capacitores de partida, que funcionam por alguns segundos quando o motor está ligando; e capacitores contínuos, que funcionam o tempo todo. A máquina usa o capacitor de partida para ligar o motor, aumentando o torque por alguns momentos. Assim que o motor está funcionando, o capacitor é desconectado, permitindo que a máquina funcione ou pare, conforme seja necessário durante o ciclo. Sem o torque elevado do capacitor de partida, o motor não funcionará adequadamente.

Sinais de um capacitor defeituoso

Uma máquina de lavar com um capacitor defeituoso pode não conseguir começar a funcionar completamente. Entretanto, se ele tiver uma corrente fraca, mas existente, a máquina poderá funcionar, mas irá superaquecer, fazer muito barulho ou ficar lenta. O defeito no capacitor é apenas umas das possibilidades caso a máquina não funcione de jeito algum. Entre outras possibilidades, estão um fusível estragado ou um disjuntor desligado, uma correia quebrada ou um motor queimado. Verifique o capacitor após confirmar que a máquina esteja recebendo energia e – após desligá-la da tomada – de verificar que a correia está intacta e no lugar. Para isso será preciso abrir a máquina para chegar ao motor; portanto, você deverá verificar no manual como fazê-lo.

Testando um capacitor

Se a máquina estiver recebendo energia e a correia estiver intacta, você precisará testar o capacitor de partida. É uma peça pequena e cilíndrica, geralmente branca ou preta, com dois terminais conectados ao motor por fios. Para testá-lo você precisará de uma ohmímetro. Quando esse estiver conectado ao capacitor, deverá registrar baixas leituras que vão aumentando. Se a agulha não se mover, ou se não houver quaisquer leituras, o capacitor está defeituoso e deve ser trocado.

Troca do capacitor

Se você conseguiu abrir o local onde fica o motor de sua máquina de lavar, localizar o capacitor de partida e testá-lo, já fez o mais difícil. O capacitor antigo é mantido no lugar por uma peça de plástico ou metal e fica conectado ao compartimento do motor ou ao painel traseiro da máquina. Desconecte os fios dos terminais e remova o capacitor defeituoso do compartimento. Coloque o capacitor novo no lugar e conecte os fios ao terminal. Para fechar a máquina, faça o inverso do que fez para abrir. Capacitores de partida são vendidos em lojas de materiais elétricos ou na internet.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível