Lazer e cultura

O que acontece quando se mistura bicarbonato de sódio e vinagre para inflar um balão?

Escrito por susan davis | Traduzido por vanessa arnaud
O que acontece quando se mistura bicarbonato de sódio e vinagre para inflar um balão?

Bicarbonato de sódio, vinagre e balões dão origem a vários experimentos divertidos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Balões, bicarbonato de sódio e vinagre originam experimentos científicos divertidos para qualquer idade. Estes materiais são comuns em aulas de ciências desde o ensino fundamental até o médio. A reação química causada pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre pode proporcionar uma corrida de balões, erupções de vulcões caseiros e muitas bolhas. Os balões são normalmente usados nestes experimentos pois evidenciam o resultado da reação química.

A reação química

O bicarbonato e sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.

Inflando um balão

Coloque 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um balão médio. Esvazie uma garrafa de água de 1 litro e adicione 4 colheres de chá de vinagre na garrafa vazia. Posicione o balão sobre a boca da garrafa. Vire-a de modo que o vinagre entre no balão. Volte a garrafa à posição inicial e observe o balão inflando. Isto se deve ao dióxido de carbono formado dentro dele, que preenche o espaço. Tente variar as quantidades de bicarbonato e vinagre para ver o que acontece.

Informações interessantes

A reação química que ocorre para inflar o balão também acontece quando o bicarbonato é utilizado em massas de bolo e pães que não contém fermento. Ocorre uma reação quando o bicarbonato entra em contato com o calor do forno, fazendo o bolo ou o pão crescer. O carbonato de sódio forma naturalmente o bicarbonato de sódio. É encontrado a uma profundidade de 60.000 metros. A maior parte do bicarbonato de sódio é sintetizado artificialmente.

Outras coisas para se tentar

Experimente colocar bicarbonato de sódio em um copo plástico, depois gotejar um pouco de vinagre. O copo logo será preenchido por espuma e bolhas. Faça um vulcão embrulhando um objeto em formato de cone com papel marrom. Coloque corante vermelho no bicarbonato e adicione ao vulcão pelo topo do cone. Quando estiver pronto para a erupção, goteje o vinagre. As bolhas e a espuma logo escorrerão pelos lados do vulcão. Você também pode tentar encher um canister de filme com bicarbonato. Adicione duas colheres de chá de vinagre e tampe rápido. Vire o canister de cabeça para baixo e deixe em uma superfície plana. O dióxido de carbono formado dentro do canister não tem para onde ir, fazendo com que ele se levante da superfície. Mantenha distância.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media