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O que acontece se um motor é virado de cabeça para baixo?

Os motores ficam de cabeça para baixo o tempo todo, e, na maioria das vezes, nada acontece. Os motores a pistão com combustão interna presentes em acrobacias aéreas ficam de cabeça para baixo. Eles fazem isso desde os primórdios da aviação. Clyde "Ponta-Cabeça" Pangborn é conhecido como o primeiro piloto que intencionalmente voou ao contrário por um longo período de tempo em um Curtiss Jenny, especialmente modificado, durante a Segunda Guerra. Não tente operar seu carro ou seu barco desse modo - a maioria das instruções de fabricante desencorajam isso - mas muitos motores de aviões modernos são perfeitamente capazes de funcionarem virados ao contrário.

Muitos motores de aviões são desenvolvidos para poderem ficar ao contrário. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Combustível

Você poderia esperar que, ao virar o motor de cabeça para baixo, o motor iria "morrer" devido à falta de combustível. Isso é o aconteceria em um carro ou em um cortador de grama. Uma vez que o veículo está invertido, o combustível não alimenta mais o motor com a ajuda da gravidade. Entretanto, motores de aeronaves tem uma mangueira para falhas eventuais, que é um tubo pesado e flexível com uma entrada para o combustível na extremidade. Quando o avião fica de ponta cabeça, a mangueira desliza para a parte de cima do tanque, alinhada à gasolina, e continua a abastecer o sistema com combustível.

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Carburação

Carburadores convencionais internos de combustão usam flutuadores, que funcionam pela gravidade, para medir a quantidade de gasolina que está abastecendo o tanque. Isso funciona bem, desde que em cima seja em cima e em baixo seja em baixo. Ao virar o motor de cabeça para baixo, entretanto, os flutuadores funcionam ao contrário, cortando a entrada de gasolina no motor justamente quando deveria estar abastecendo mais gasolina no sistema. É por isso que uma injeção de gasolina extra foi desenvolvida primeiramente para aviões, e não para carros. Um sistema de injeção de gasolina bombeia continuamente gasolina sob baixa pressão para os cilindros injetores. Os injetores medem a quantidade de combustível que entra no cilindro sem se importar se o avião está virado para cima ou para baixo.

Óleo

Em um mundo virado de ponta cabeça, o óleo do motor não iria encharcar os cilindros, inundar os tubos de ventilação do cárter e fazer com que o motor fique com falta de lubrificantes? Se um avião tivesse um cárter como o de um carro, isso poderia acontecer. Mas muitos aviões têm um "cárter seco". O óleo é bombeado para dentro e para fora dos reservatórios de óleo do motor para um tanque fechado, diferente de um sistema dependente da gravidade, como o cárter dos automóveis em baixo do motor. O tanque de óleo contém uma mangueira para casos imprevistos, assim como a mangueira do tanque de gasolina, para que continue a bombear em qualquer circunstância Por outro lado, muitos aviões não têm um "cárter seco". Mas sim, por um curto período de tempo de cabeça para baixo o óleo encharca a parte de baixo dos cilindros. Mas os motores de aviões são desenvolvidos com pistões capazes de selar o óleo. Ao mesmo tempo, válvulas de uma direção para imprevistos impedem que o óleo derrame sobre o sistema de ventilação do cárter. Uma válvula com formato de bola, operada por gravidade, troca o bombeamento de óleo de um reservatório inferior de óleo do cárter para um reservatório alternativo no topo do cárter, assim que o avião se inverte, mantendo a pressão do óleo e impedindo derramamentos.

Resfriadores

Tenha alguns resfriadores a mão quando você está planejando virar o motor de seu carro de cabeça para baixo. O resfriador do tanque de reserva vai escapar por causa da gravidade e, no fim, drenará todo o sistema de resfriamento. A maior parte dos motores de avião tem uma última defesa contra a perda de resfriadores quando o motor é virado: eles simplesmente não têm sistema de resfriamento ou algum resfriador. Motores com refrigeração a ar predominam na aviação.

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Referências

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