on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que acontece com as partes não digeríveis que uma coruja engole?

A coruja é uma ave de rapina que não mastiga seu alimento, engolindo quase tudo por inteiro. As partes de um animal que ela não consegue digerir com segurança, passam pelo trato digestivo da coruja, e são regurgitadas como uma "pelota". Ao estudar essas pelotas, os cientistas podem descobrir informações interessantes sobre os padrões de comportamento da coruja. Existem 216 espécies de corujas em todo o mundo, que incluem 18 na família da coruja de celeiro e 198 na família da coruja comum.

As corujas comuns são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida (Comstock/Comstock/Getty Images)

Digestão das corujas

As corujas não têm glândulas digestivas em suas gargantas. Em uma ave de rapina, a garganta filtra as partes do seu alimento que não pode digerir com segurança. As corujas não podem digerir penas, dentes, ossos ou pele. A pelota de resíduos é formada dentro de algumas horas após ele come é presa, mas ela pode ter que esperar até 20 horas para regurgitá-la. O corpo da ave sofre espasmos até que a pelota seja expulsa, liberando a entrada para o sistema digestivo e permitindo que ela coma novamente. As corujas jovens não produzem pelotas até amadurecerem o suficiente para comer a presa inteira.

Loading...

Pelota de coruja

Ao contrário de outras aves de grande porte, as corujas não têm um "papo". O papo é uma bolsa frouxa dentro da garganta, que atua como armazenamento de alimentos que a ave pode consumir após ter devorado a presa. Devido a isso, a comida de uma coruja é passada diretamente para o seu sistema digestivo. As partes da presa que não podem ser digeridos com segurança, incluindo os seus próprios resíduos reprodutivos e corporais, são expelidas como uma substância branca pastosa chamada ureia. A substância densa torna-se uma pelota de coruja.

Identificação da pelota

Pesquisadores estudam as pelotas de coruja para descobrir informações sobre os hábitos e padrões de comportamento desses animais. Através de exames, as pelotas revelam uma história sobre a relação entre a coruja e sua presa, pois a maioria dos ossos não são quebrados durante a digestão. Caso encontre uma pelota de coruja, você mesmo pode analisar o conteúdo. A pelota será dura e compacta, portanto, amacie-a em água e desmonte-a cuidadosamente, olhando para os pedaços e os ossos sob um microscópio. Essas pelotas podem ser encontradas perto de celeiros e sob as árvores.

Alimentação

As corujas comem pequenos animais, aves, répteis, anfíbios e insetos. As espécies comuns alimentam-se de pequenos animais, incluindo roedores, aves, anfíbios, peixes, crustáceos, minhocas e insetos. Os ratos são um dos alimentos favoritos das corujas, e, às vezes, elas esmagam o crânio antes de engolir o rato. Elas também podem arrancar as longas asas e penas da cauda de um pássaro antes de consumi-lo. Algumas corujas rasgam pedaços de uma presa maior para que eles possam ser engolidos facilmente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...