O que acontece quando um planeta está perto do Sol?

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando um planeta está perto do Sol?
O Sol é uma estrela feita de gases incluindo hidrogênio e hélio (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Quando um planeta está perto do Sol, acontecem significantes mudanças sobre, e sob sua superfície. Até uma proximidade pequena afeta seriamente a condição física do planeta. Uma região mais perto do Sol encontra temperaturas mais quentes, aumento na água e perturbações climáticas. Se um planeta chega significantemente perto do Sol, encontra até efeitos mais drásticos.

Outras pessoas estão lendo

Condições de temperatura e atmosféricas

Quando um planeta está perto do Sol as temperaturas aumentam, o que pode trazer vários fenômenos atmosféricos. Quanto mais quente o planeta, mais vapor irá gerar, o que também leva o planeta a ficar muito seco com uma atmosfera mais fina. Os gases encontrados no planeta rapidamente escapam para o espaço, assim como o calor que vem do Sol. Por exemplo, Mercúrio, o planeta mais próximo ao Sol, recebe os raios solares aproximadamente sete vezes mais fortes do que a Terra. Sua atmosfera muito fina faz com que ele fique com temperaturas extremamente altas durante o dia e extremamente baixas durante a noite.

Períodos orbitais e rotacionais

A força gravitacional do Sol diminui a rotação de um planeta, o que faz com que ele tenha dias mais longos. Inversamente, a revolução do planeta em volta do Sol se torna mais rápida. No caso de Mercúrio, os dias são muito longos, mas os anos são muito curtos. Demora mais ou menos 58.5 dias terrestres para se completar um dia em Mercúrio. Entretanto, o ano em Mercúrio se completa com 88 dias na Terra. Isso é uma conjunção com a Segunda Lei de Kepler que diz que "A velocidade orbital de um planeta varia inversamente com sua distância do Sol". Já que a força do sol no planeta cresce por que eles estão perto, a aceleração do planeta também aumenta.

Peso

A formação do Sol empurrou os gases mais leves e a poeira para fora da parte interna do Sistema Solar, de acordo com o website Kids Astronomy. Ele manteve os elementos mais pesados por perto, o que significa que planetas mais próximos são os mais pesados e rochosos. Os ventos solares tendem a expelir materiais gasosos para muito longe. Diferentemente dos grandes mas gasosos planetas como Urânio e Júpiter, os planetas mais perto do Sol incluindo Mercúrio, Vênus, Marte e a Terra são mais pesados e densos. Também, um planeta perto do Sol irá ter sua força gravitacional afetada. Pela mudança de distância de um planeta para com o sol, as Leis de Movimento de Newton e a Lei da Gravidade dizem que "Se o planeta muda sua distância do Sol enquanto orbita, a força da gravidade entre eles também deve mudar".

Visibilidade

O Sol aparece visivelmente maior para um planeta que está mais perto. Ao mesmo tempo, quando um planeta fica muito perto do Sol, sua visibilidade de um ponto específico no espaço mais distante do Sol é afetada. Por exemplo, no caso da visibilidade de Mercúrio da Terra e outros pontos no espaço onde a Terra tem telescópios que podem documentar Mercúrio, a iluminação de seu anel normalmente tem efeitos significantes na imagem dos telescópios. De 1974 a 1975, a nave espacial Mariner 10 só conseguiu mapear 45 por cento da superfície de Mercúrio por que estava muito perto do Sol para ser retratada com segurança, de acordo com o website Nine Planets.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível