×
Loading ...

O que acontece quando um poço seca?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seu poço secou, deixando-o com um copo de água vazio ou sem chuveiro. Vários fatores podem impedir que a água do fundo seja bombeada através do poço e para o seu sistema de encanamento, como demanda excessiva de água ou seca.

A seca pode fazer com que um poço seque (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas

Um poço de água básico consiste de um buraco feito em um aquífero ou abastecimento de água subterrâneo, uma bomba e um tubo que liga a bomba ao sistema de encanamento de um local. Mas se o nível da água subterrânea ou lençol freático cair abaixo da bomba, a maior parte do que é levado para a superfície será ar, o que resulta em bolhas de ar e borrifos de água. Secas e demanda excessiva de água estão entre os principais contribuintes para poços secos. Às vezes, porém, de acordo com a "Connecticut's Drought Response Team" (Equipe de Resposta à Seca de Connecticut), as condições do solo ou rocha específicos e construção de poços em relação à localização de um proprietário pode causar o problema.

Loading...

Efeitos

Você pode encontrar outros sinais que indicam um poço seco, incluindo uma mudança no gosto ou a aparição de uma água barrenta. No entanto, o problema pode ser apenas uma mudança na energia elétrica do poço ou um fusível fundido; ou pode haver um problema com o sistema de cabos da bomba. Em qualquer dos casos, existem soluções; algumas que podem ser controladas e outras que não.

Soluções

Uma solução para um poço seco é mais precipitação. Obviamente, isso depende mais do tempo do que de você. Uma solução controlável envolve menor uso de água, como a quantidade de vezes em que você puxa a descarga ou molha seu gramado; ou espalhe o uso de água para que não exista menos demanda concentrada sobre o poço. Se você tiver tempo e vontade, você pode substituir as plantas do seu gramado com algumas que requerem menos água, deixando mais para o seu poço. Esta estratégia, chamada "Xeriscape", foi bem implementada no clima seco de Colorado.

A maior escala

O poço seco de um proprietário tem sido usado por ambientalistas como um modelo para o que está acontecendo com populações maiores em todo o mundo. Por exemplo, o "poço está secando" para grupos em partes da África devastada pela seca, obrigando as mulheres a passar horas a cada dia encontrando e transportando água para suas famílias. Contribuir para este problema é o custo de construção da infra-estrutura necessária para a entrega de água para aqueles que dela precisam. Além disso, o livro "The Business of Water" (O negócio da água) apresenta a situação onde milhões podem trilhar seu caminho para fora da pobreza mas, em seguida, entram na população afluente que usa mais água. Permitir que os poços figurativos sequem para populações maiores resultará em mais sofrimento e pobreza acentuada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...