O que acontece se você relata uma mensagem como spam no Facebook?

Escrito por clare edwards | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece se você relata uma mensagem como spam no Facebook?
O facebook permite que posts e mensagens sejam denunciados como spam (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Como outros sites de redes sociais, o Facebook possui uma lista de condições com que todos devem concordar ao se registrar. Uma das quais é não usar o site para o spam: mensagens ou postagens comerciais indesejadas. Pode-se denunciar tanto posts como indivíduos como spam. O Facebook pode agir alertando-os ou desativando suas contas.

Outras pessoas estão lendo

O que constitui um Spam?

Por "spam", o Facebook entende genericamente quaisquer mensagens com conteúdo comercial. Você pode começar uma página de seu negócio, em que as pessoas podem se inscrever se elas quiserem ler a respeito; não é permitido que você promova seu negócio através de atualizações de status no seu perfil pessoal, mensagens não solicitadas a outros usuários ou pelo chat do Facebook. Outros métodos que os, assim chamados, "spammers" podem usar incluem marcar(tag) fotos com nomes de usuários aleatórios, para gerar visitas, criar grupos com tema comercial e adicionar pessoas sem seu consentimento ou postar links de aparência não comercial que levam a sites comerciais - e às vezes maliciosos.

O que não é Spam?

Itens que não podem ser denunciados como spam incluem atualizações de jogos e quizzes; status de corrente; "memes" da internet (piadas que consistem de certas frases ou imagens); ou atualizações muito frequentes, a menos que possuam conteúdo comercial. Se você acha incômodos os posts de aplicativos do Facebook, você pode optar por ignorar todos os posts futuros daquele aplicativo; se o estilo dos posts de alguém é irritante, pode-se optar por não ver suas atualizações ou removê-lo de sua lista de amigos, ao invés de denunciá-lo. Mensagens repetidas que podem ser consideradas como spam em alguns contextos, como um anúncio de corações solitários que é postado diversas vezes, são menos propensos a serem abrangidos pelas definições do Facebook.

Denúncia física

Antes de denunciar alguém ao Facebook, considere uma "denúncia física". Ou seja, entrar em contato com o autor dos posts diretamente ou, se você não se sentir confiante para fazer isso, denunciá-lo a um amigo em comum de confiança; no caso de usuários mais jovens do Facebook, um pai ou professor que possa falar com ele para você. Este pode ser um método eficaz se a pessoa, simplesmente, desconhecia as regras.

Denunciando posts ao Facebook

Pode-se denunciar posts no Facebook usando a opção "denunciar história ou spam" que aparece quando se clica no "X" na parte superior direita de um post. A pessoa não será notificada que foi você que a denunciou. A equipe do Facebook irá avaliar o post e verificar se ele viola os termos e condições. Denunciar um post não garante que ele será removido; o Facebook pode decidir que ele não constitui spam. Se um post for considerado spam, o individuo responsável será avisado. Se for uma infração repetida, o perfil poderá ser desativado. (Ver referências 1 e 2)

Denunciando perfis ao Facebook

Pode-se denunciar alguém ao Facebook acessando seu perfil e clicando no link "Denunciar/Bloquear", no menu suspenso no canto inferior direito da capa da linha do tempo desta pessoa. Será apresentada uma lista de possíveis razões para a denúncia; escolha uma. O Facebook irá verificar sua denúncia, e pode advertir ou banir a pessoa se a denúncia for considerada válida. A pessoa denunciada não será informada que foi você que a denunciou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível