O que acontece quando as rótulas de suspensão estão com defeito?

Escrito por nick davis | Traduzido por jesse mourao
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O que acontece quando as rótulas de suspensão estão com defeito?
Carros, caminhões e outros veículos contêm rótulas dianteiras que não duram para sempre (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma parte do sistema de suspensão do seu veículo, as rótulas de suspensão dianteiras e traseiras suportam o peso de seu veículo, bem como ligam os tirantes, amortecedores e outras peças de suspensão para os pneus. Com o tempo, os componentes começam a desgastar-se e soltar-se devido à solavancos causados por buracos nas vias e desgastes das peças de suspensão ligadas às rótulas. Vários problemas podem surgir com o carro quando as rótulas dianteiras e traseiras começam a dar defeito.

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Barulhos

O primeiro sinal revelador de problemas com as rótulas é quando ouve-se um barulho batendo, vindo de sua parte frontal. O barulho é como se alguém estivesse martelando uma placa de metal. O ruído aumenta com o tempo e pode ou não ser ouvido o tempo todo. Esse barulho pode aumentar ao fazer curvas, principalmente curvas fechadas, e ao mesmo tempo em que passar por cima de buracos e desníveis.

"Fundo do poço"

O segundo sinal de problemas com as rótulas é quando há um forte solavanco com rangido que soa como se o veículo estivesse raspando o chão. O som é conhecido como "fundo do poço". O som de "fundo do poço" pode estar saindo tanto do lado do motorista e rótulas laterais ou só de um lado. O som também pode ser acompanhado por um barulho batendo.

Verificação de roda

Use um macaco para levantar as rodas dianteiras do veículo. Coloque uma das mãos na parte inferior do pneu e outra no topo. Agite o pneu e ouça um som de click. Se ouvir o som, as rótulas de suspensão estão com problemas.

Inspeção física das rótulas de suspensão

Enquanto o veículo estiver levantado, localize a caixa da rótula. Ela é um recipiente que contém uma bola metálica dentro, com um suporte saindo da parte inferior ou superior. A articulação também inclui um ou mais pontos de lubrificação da bola. Mova o ponto de lubrificação de um lado para o outro. Se ele se mover folgadamente e continuar ligado à caixa da rótula, então a rótula está ruim. Se a lubrificação estiver seca e rígida e se move livremente, mas não sem a bola, a lubrificação está ruim.

Pneus desgastados

Use uma lanterna para inspecionar seus pneus, enquanto o veículo estiver levantado. Se houver depressões na fibra do pneus ou falhas estranhas, uma ou mais peças de suspensão podem estar com defeito, como as as rótulas, suportes, tirantes ou outras peças de suspensão. Usar este método de verificação de rótulas dianteiras e traseiras não é 100 % preciso, mas pode ajudar a identificar algum problema com seu sistema de suspensão.

Reparar

As rótulas dianteiras e as juntas podem ser encontradas em diversas lojas de automóveis e fornecedores. Se você não conseguir substituir as peças sozinho, procure uma oficina de veículos para serviços de consertos de suspensão.

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