on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que acontece quando se sobrecarrega a bateria de um celular?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Avanços na tecnologia e a introdução do lítio como base química reduziram o tamanho e o peso das baterias dos celulares, ao mesmo tempo em que aumentaram sua duração, conhecida como "tempo de conversação". As baterias dos celulares atuais são muito seguras e podem ser recarregadas diversas vezes. Se você sobrecarregar uma bateria de lítio, podem haver consequências.

Os celulares se tornaram muito mais potentes, e a tecnologia das baterias acompanhou a evolução (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Segurança

As baterias de lítio reagem muito pouco ao excesso de calor, tanto que os fabricantes incluíram dispositivos de segurança nas baterias e carregadores que promovem o desligamento automático em eventos de superaquecimento. Carregar uma bateria de lítio pode gerar calor, e por isso os carregadores monitoram a quantidade de carga para evitar o superaquecimento.

Loading...

Fogo ou explosão

Se você sobrecarregar uma bateria de lítio, as substâncias dentro dela podem superaquecer e até ferver. Como a bateria é hermeticamente selada, o efeito do aquecimento é o de uma panela de pressão, exceto pela válvula de segurança. As substâncias químicas começam a se expandir e consequentemente a bateria pode explodir e pegar fogo.

Taxa de carga

Apenas carregue uma bateria de lítio com um carregador apropriado. A voltagem e os miliamperes produzidos por ele para carregá-la devem ser iguais à sua capacidade de voltagem. Se a voltagem e os miliamperes durarem tempo demais, excedendo a capacidade da bateria, ela irá superaquecer, o dispositivo de segurança pode não funcionar e, assim, resultar em fogo.

Carregador

Nunca utilize um carregador de baterias de níquel em uma de lítio. Carregadores de baterias de níquel continuam a carregar mesmo quando a bateria já está cheia. Sua bateria irá ao menos se danificar. Na pior das hipóteses, pode explodir ou pegar fogo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...