O que acontece com uma tatuagem se você a mergulhar na água antes da hora permitida?

Cuidar de sua tatuagem depois de fazê-la é tão importante quanto escolher um bom tatuador

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fazer uma tatuagem envolve a marcação permanente da pele com uma tinta indelével feita a partir de dióxido de titânio, óxido de ferro, carbono e outros materiais orgânicos. A tatuagem foi usada por tribos há séculos, mas a palavra "tatuagem" foi encontrada pela primeira vez no século 18, na viagem do Capitão Cook à Austrália e às ilhas do Pacífico. Uma vez que alguém faz uma tatuagem, há um certo número de dicas de cuidados que devem ser seguidas para preservar a qualidade do contorno e da coloração.

Formação de crostas

Uma vez que a tatuagem for concluída, uma crosta começara a se formar como em qualquer outra ferida na pele. Com o tempo, a casca vai sumindo e a tatuagem se cicatriza. Se a tatuagem for embebido em água, especialmente água quente, logo depois de ter sido feita, a crosta vai sair prematuramente e não curar corretamente. Isso pode tirar um pouco da cor e distorcer o detalhamento dela.

Infecção

O risco de infecção é o maior problema em relação a imergir na água tatuagens recém terminadas. A água em casa não apresenta maiores problemas, mas a de piscinas, banheiras de hidromassagem e outras instalações de banho públicas semelhantes pode transportar bactérias. Isso pode fazer a tatuagem ficar infectada, o que mais uma vez significa que a tatuagem não vai curar corretamente, levando à perda de cor e definição.

Esfregar

Sob nenhuma circunstância devem ser usados panos, buchas ou esponjas para limpar a tatuagem, pois isso irá resultar nos mesmos efeitos de uma imersão. A chance da crosta da tatuagem ser removida aumenta, o que resultaria nos efeitos acima mencionados. Esfregar também aumenta o risco de sangramento, o que afetará negativamente a forma como a tinta da tatuagem se fixa na pele.

Limpeza

Assim como em qualquer processo de cicatrização, é importante manter a área limpa, mas a imersão deve ser evitada. Chuveiros são bons, mas é provável que a área da tatuagem seja sensível à água quente. A água quente também aumenta a chance de retirar a crosta prematuramente. Um sabonete antibacteriano também deve ser usado no início para interromper a infecção. Após a lavagem, bata delicadamente na tatuagem com uma toalha macia para não danificar a crosta. É importante não limpar a tatuagem regularmente, pois isso irá retirar os óleos naturais da pele, que são essenciais para sua cicatrização e para a preservação da tatuagem.

eHow Brasil
×