O que acontece quando um transformador explode?

Escrito por paul bright | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A malha do fornecimento de energia do país é sustentada por muitas centrais elétricas de alta tensão que unem uma intrincada rede. Parte da distribuição de toda essa energia se dá por meio do uso de transformadores. Eles são muito úteis no abastecimento de energia que vai para a sua casa, mas se um transformador explodir, é melhor tomar cuidado com o que pode acontecer após um evento desses.

Outras pessoas estão lendo

O transformador

Os transformadores elétricos são usados pelas companhias de energia para enviar a quantidade correta de tensão para a sua casa, sem queimar a fiação dela. As linhas de transmissão de energia suportam mais de 765.000 mil volts em determinados momentos, e percorrem centenas de quilômetros por diversas regiões do país. Os transformadores podem reduzir a intensidade da voltagem para até cerca de 8.000 volts. A conversão se dá por meio da manipulação dos campos magnéticos que cercam a eletricidade. Os transformadores que ficam próximos às residências abaixam a carga da energia ainda mais, para cerca de 220 volts. Essa é a voltagem comum da maioria dos eletrodomésticos, como fogões e geladeiras.

Combustão interna

Os transformadores podem explodir por uma série de razões. Por exemplo; em caso de chuva forte, a água pode penetrar na carcaça do transformador e provocar um curto-circuito no sistema de arrefecimento responsável por manter os enrolamentos de cobre livres de superaquecimento, e essa alta temperatura provocada por milhares de volts pode fazer com que o transformador exploda. É certo que se um raio cair em um transformador ele também pode causar uma grande explosão, devido à quantidade extra de tensão injetada no aparelho. Os relâmpagos podem conter até 120 milhões de volts, dependendo do comprimento e tamanho deles.

Sua casa também pode contribuir com esse tipo de explosão

Os transformadores também podem explodir se a rede elétrica de uma casa não regular adequadamente a energia recebida. Por exemplo, um impulso elétrico enviado a partir de um aparelho doméstico para o transformador pode causar um grande acúmulo de tensão, resultando em uma sobrecarga. Os transformadores também podem explodir se houver dano físico externo na rede elétrica.

Resultados

Quando um transformador explode, possivelmente o suprimento de energia de dezenas, senão centenas, de casas é cortado. Se a fiação estiver ligada diretamente no transformador quando ocorrer uma explosão, o impacto será capaz de partir os cabos de energia ao meio. Mesmo a fiação que estiver em torno do local é suscetível a sofrer danos quando um transformador queima, por causa do arco elétrico ou detritos que saem voando.

Danos colaterais

Outro grande problema das explosões de transformadores são os danos colaterais. Todas as linhas de energia anteriormente ligadas ao transformador estarão energizadas, e os fios expostos ainda poderão estar carregando milhares de volts. Durante uma tempestade, esses fios podem provocar grandes arcos elétricos e choques fortes se qualquer um dos cabos partidos cair dentro de uma poça d’água. Os arcos elétricos gerados a partir da explosão podem derrubar postes e árvores nas imediações do acidente, especialmente durante as estações mais secas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível