O que acontece quando você não troca o óleo do seu carro?

Escrito por johnmcgee | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece quando você não troca o óleo do seu carro?
Seu motor se desgastará mais rapidamente ou até mesmo parará de funcionar se você não trocar o óleo com uma frequência mínima (Auto Engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

A sabedoria convencional diz que é preciso trocar o óleo do motor do seu carro entre 4.828 e 8.046 quilômetros rodados ou ao menos uma vez no ano. Os manuais de carros geralmente aconselham a trocar o filtro de óleo ao mesmo tempo. Se não o fizer, o motor se desgastará mais rapidamente e poderá até parar de funcionar, exigindo sua substituição.

Outras pessoas estão lendo

A função do óleo do motor

O óleo lubrifica as peças metálicas que deslizam umas sobre as outras. Isso reduz o desgaste e evita o atrito, que tornaria o motor quente demais para funcionar. Se as peças se rasparem, a usinagem precisa dos pistões se degradará ao longo do tempo, aumentando o atrito, a taxa de desgaste e a temperatura de operação. Se esse processo, eventualmente, fizer com que o motor fique muito quente, todo o óleo poderá se queimar. O motor, então, ficará mais quente ainda e as superfícies metálicas dos cilindros e pistões poderão derreter, fazendo o motor parar de funcionar e tornando-o irrecuperável.

Sujeira

À medida que o óleo se torna mais sujo, partículas de sujeira semi-sólidas surgirão. Essa sujeira poderá encher e entupir seu filtro até que o óleo não flua mais através dele. Sem filtração, o óleo ficará sujo mais rapidamente, aumentando, assim, sua viscosidade e, eventualmente, reduzindo a velocidade na qual o motor gira. Em outras palavras, suas rotações por minuto poderão diminuir.

Cárter de óleo

A sujeira também poderá se acumular no fundo do seu tanque de óleo. Quando finalmente trocar o óleo, ele será incapaz de fluir para fora do furo de drenagem. Você, então, precisará empurrar a sujeira com uma chave de fenda para abrir um caminho para que o óleo escorra para fora. Também é possível remover o cárter de óleo para retirar manualmente o acúmulo de sujeira.

Pressão do Óleo

A sujeira também poderá entupir a passagem de óleo, causando uma queda em sua pressão. O óleo terá problemas para circular, levando a uma redução na lubrificação dos êmbolos e cilindros.

A degradação dos aditivos

Os fabricantes adicionam polímeros de carbono ao óleo para aumentar sua viscosidade em altas temperaturas e reduzi-la em baixas temperaturas. Esses polímeros se degradam com o uso, perdendo a capacidade de ajustar sua viscosidade de acordo com a temperatura do motor. Mais uma vez, isso conduzirá a um desgaste do motor.

Vazamento não detectado

Sem as trocas regulares, o nível de óleo poderá cair perigosamente sem que você esteja ciente disso. Poderá haver um vazamento de óleo ou ele poderá queimar-se rapidamente. Não se surpreenda se seu carro queimar muito óleo após andar poucos quilômetros. Isso não é normal nos carros em geral, mas é normal em alguns modelos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível