Mais
×

O que pode acontecer quando o nível do fluido de arrefecimento do radiador está baixo

O radiador resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Quando existe um vazamento no sistema, o fluido pode ficar com o nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias em várias partes.

Baixo nível no fluido de arrefecimento pode causar danos em várias partes do motor (radiator humor image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Junta do cabeçote

Quando o motor superaquece, a cabeça do cilindro pode expandir, causando danos à junta do cabeçote (um selo entre a parte superior e inferior do motor). Isso pode afetar a combustão do motor ou fazer com que o fluido de arrefecimento misture-se com o óleo. Em alguns casos, o superaquecimento pode rachar a cabeça do cilindro.

Pistões e anéis

Com a junta do cabeçote danificada, o fluido pode vazar para os cilindros, diluindo o óleo e eventualmente danificando os pistões e anéis de segmento. Fluido de arrefecimento nos cilindros também pode danificar o sensor de oxigênio, catalizador e fazer com que o motor trave por causa do vapor, o que impede a partida.

Cárter

Se o fluido de arrefecimento vazar até o cárter, ele pode causar danos aos rolamentos e contaminar o óleo do motor.

Transmissão

Vazamento do fluido para a transmissão pode ocorrer nas linhas que carregam o fluido de transmissão pelo radiador. Isso irá danificar a transmissão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article