O que pode acontecer se os polos da Terra se inverterem?

Escrito por fernanda ceneviva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode acontecer se os polos da Terra se inverterem?
O fim está próximo ou o fenômeno passaria despercebido? (Getty Images)

Dentre as teorias para o fim do mundo como conhecemos, a da inversão dos polos magnéticos do planeta Terra é uma das mais famosas. Quando o Norte virar Sul, os continentes começarão a se mover, causando terremotos e tsunamis e levando as diversas formas de vida à extinção. Mas será que essa é a verdade? Descubra o que realmente aconteceria se os polos magnéticos do planeta trocassem de lugar.

O que é e para o que serve o campo magnético

O campo magnético é criado a partir da movimentação de metais no interior do planeta. Ao redor do núcleo da Terra, que é feito de metal, uma grande camada de metal líquido se movimenta. Essa agitação forma o campo magnético ao redor da Terra, como se houvesse um ímã em seu interior, com polos Norte e Sul. É por causa desse campo que as bússolas apontam para o Norte magnético da Terra. Seres humanos não são capazes de perceber esse campo fisicamente, mas existem animais migratórios que se orientam por meio dele. Uma das funções mais importantes da magnosfera, como também é conhecido o campo magnético, é proteger o planeta da radiação solar.

O que já aconteceu

Pesquisadores descobriram através do histórico geológico que os polos já se inverteram várias vezes. Esse fenômeno acontece quando grupos de átomos de ferro no núcleo externo líquido da Terra se alinham de maneira contrária. Quando o núcleo é dominado pelos inversos, os polos da Terra se invertem. A última vez os polos se inverteram foi durante a Idade da Pedra, há cerca de 780 mil anos, e existem evidências de que a Terra esteja no início de uma nova reversão.

O que pode acontecer se os polos da Terra se inverterem?
Os polos da terra já se inverteram no passado (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Deslocamento dos continentes

Para os cientistas, a crença que a inversão dos polos faria com que as placas tectônicas se movessem é pura fantasia. Portanto, nada de terremotos e ondas gigantescas. A prova disso está no histórico geológico, que revela que nenhuma mudança ocorreu na ordem dos continentes na última mudança dos polos. O que acontece, segundo os pesquisadores, é que as mudanças no núcleo líquido da Terra aconteceriam no fundo do manto do planeta e dezenas de milhões de anos são necessários para que as mudanças internas influenciem o movimento das placas.

Interferência na tecnologia

A tecnologia na Terra, porém, sofreria danos. Tempestades solares já causam danos em satélites e apagões e interrupções nas comunicações de rádio, portanto o cenário seria pior se o nosso campo ficasse mais fraco.

Ameaça à vida na Terra

A maior ameaça dos fenômenos no campo magnético é se ele deixasse de existir. A radiação emitida pelo sol poderia reagir com a atmosfera terrestre, causando buracos na camada de ozônio, resultando em vários problemas para a vida no planeta. Segundo alguns cientistas, esse tipo de processo já causou o desaparecimento de algumas espécies, como os Neandertais. Entretanto, a maioria dos pesquisadores não acredita que a inversão dos polos leve ao fim da vida na Terra. Eles creem que estamos protegidos da radiação pela atmosfera terrestre e provavelmente não sentiríamos nenhuma mudança significativa.

O que pode acontecer se os polos da Terra se inverterem?
A atmosfera da Terra também nos protege da radiação solar (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

A inversão está próxima

A força do campo magnético vem diminuindo há pelo menos 160 anos. Alguns cientistas especulam que estamos caminhando rapidamente para uma inversão devido a uma reversão do núcleo líquido embaixo do Brasil e do Atlântico Sul. Mas, não se preocupe, esse é um processo que levará milhares de anos e nós continuaremos seguros até lá.

O que pode acontecer se os polos da Terra se inverterem?
A inversão leva milhares de anos (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível