O que acontecerá ao planeta depois de esgotadas as reservas de petróleo?

Escrito por mark fitzpatrick | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontecerá ao planeta depois de esgotadas as reservas de petróleo?
Inevitavelmente, chegará uma hora na qual a humanidade não terá mais acesso ao petróleo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A sustentabilidade dos recursos naturais de nosso planeta é um problema crucial enfrentado hoje pela sociedade. Embora as previsões variem entre o otimismo e o pessimismo, se as reservas de petróleo esgotarem-se para as principais potências e nações do mundo, a economia global irá mudar radicalmente. Economistas do petróleo entendem por "esgotamento", geralmente, a situação na qual a descoberta de novos poços será muito difícil ou dispendiosa.

Outras pessoas estão lendo

Esperança ou desastre nas relações internacionais

O petróleo é um combustível fóssil fundamental à indústria em todas as partes do mundo. Por isso, se os poços secarem em alguns países, a competição entre eles pelas reservas aumentará. Mike Martinez da Universidade do Alasca, em Fairbanks, argumenta que uma desestabilização das relações entre países e até mesmo guerra poderiam acontecer por causa desse combustível. No entanto, com a ameaça do esgotamento de suas fontes, Martinez reconhece que poderá também ocorrer cooperação entre os países para criar ou explorar novas fontes de energia.

Incerteza e poder

M. A. Adelman, do Massachusetts Institute of Technology, argumenta que não se sabe a quantidade total de petróleo existente e que, por isso, incertezas e escassez podem ser criadas artificialmente. A crise ocorrida durante a década de 1970 por causa da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, por exemplo, foi causada pela especulação do preço da commodity levada a cabo por seus integrantes e afetou todo o mundo. Isso levou as principais potências ocidentais a se preocuparem com as reservas do mineral em todo o planeta. Portanto, pode-se argumentar que, em vez de guerras ou conflitos, poderão haver maiores especulações por parte dos países produtores com o fim de angariar mais poder político no cenário mundial.

Possíveis investimentos em novas tecnologias

Se a humanidade decidir seguir adiante, o petróleo terá de ser subtituído por outra fonte de energia. As alternativas, no momento, são poucas e algumas projeções são mais favoráveis que outras. Embora os danos ao meio ambiente causado pela queima desse combustível façam o investimento em fontes mais limpas — como a solar, a eólica e o hidrogênio — mais atraente, os custos correspondentes podem intimidar alguns países a investir em alternativas prontamente disponíveis, como o carvão, etanol e a energia nuclear. Estes últimos poderão receber, por isso, mais investimentos que as fontes limpas anteriormente mencionadas.

Adaptando-se à nova estrutura mundial

Sejam quais forem as consequências, a humanidade terá de se adaptar rapidamente à radical diminuição na produção de petróleo ou de suas reservas. Ele ajudou a modernizar e industrializar grande parte do mundo e continua a fazê-lo em países como Índia e China, que estão se tornando grandes potências mundiais. A população mundial, bem como sua taxa de consumo, tem aumentado e, por isso, as fontes de petróleo encontram-se sobrecarregadas e a sustentabilidade de outras fontes naturais, dificultada. A maioria dos economistas concorda que, independente do que for ocorrer, o mundo mudará dramaticamente se as reservas se esgotarem repentinamente ou tornarem-se indisponíveis por períodos limitados, como uma década.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível