O que aconteceria se as correntes marítimas parassem?

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por laura pinheiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que aconteceria se as correntes marítimas parassem?
Amostras de geleiras fornecem evidências de correntes oceânicas que pararam no passado (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As correntes marítimas desempenham um papel importante no controle do clima em todo o mundo. Essas correntes agem como uma esteira rolante gigante, aquecendo e resfriando partes da Terra com o circular da água. O derretimento das calotas polares, causado pelo aquecimento global, pode afetar as condições que geram a circulação oceânica, o que terá um efeito dramático sobre o clima.

Outras pessoas estão lendo

O que são correntes oceânicas?

Existem várias correntes oceânicas ao redor do mundo e elas são conhecidas coletivamente como um transportador marítimo global. Uma das forças motrizes mais importantes no movimento das águas oceânicas é circulação termoalina, onde a densidade da água, afetada pela temperatura e salinidade, faz o oceano circular. Essas correntes oceânicas têm um impacto sobre o clima. A Corrente do Golfo no Atlântico, por exemplo, transporta água morna com um alto nível de salinidade e de baixa densidade de regiões equatoriais mais ao norte na superfície do oceano, aquecendo países como o Reino Unido. Quanto mais ao norte a água vai, mais fria ela fica. A água fria fica mais densa, desce mais para o fundo do oceano e é levada de volta para o sul. Isso gera uma corrente oceânica contínua no Atlântico Norte.

Aquecimento Global

Um dos efeitos do aquecimento global é o derretimento das calotas polares. Como elas são compostas só de água doce, seu derretimento contínuo faria o nível de salinidade em águas do oceano circundante diminuir. Alterações nos níveis de salinidade podem afetar as correntes termoalinas por impedir que a água atinja a densidade suficiente para ir até o fundo do oceano. Se for mais sério, as correntes oceânicas podem parar completamente.

Efeitos

Se as correntes oceânicas parassem, o clima poderia mudar de forma bastante significativa, principalmente na Europa e países do Atlântico Norte. Nesses locais, as temperaturas cairiam, afetando os seres humanos, bem como plantas e animais. Por sua vez, as economias também poderiam ser afetadas, especialmente aquelas que envolvem a agricultura. Se esses efeitos continuassem, Europa, países do Atlântico Norte e parte da América do Norte poderiam experimentar longos períodos de condições de congelamento. No entanto, se as correntes oceânicas fossem interrompidas como resultado do aquecimento global, essas temperaturas também seriam afetadas por outros aspectos do fenômeno do aquecimento global.

História

Rochas e gelo fornecem provas das correntes oceânicas que pararam por períodos de tempo na história. Um exemplo pode ser encontrado cerca de 13 mil anos atrás, quando o calor experimentado no final de uma era do gelo causou o derretimento e consequente entrada no oceano de grandes massas de água congelada. As mudanças resultantes na densidade da água fez parar de fluir correntes oceânicas e causou condições de congelamento em algumas partes do mundo por mais de mil anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível