Acoplamento CA vs. Acoplamento CC

Escrito por j.t. barett | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Acoplamento CA vs. Acoplamento CC
O projetista deve ser criterioso ao determinar o acoplamento correto para o circuito (green circuit board 1 image by aberenyi from Fotolia.com)

A decisão de usar um acoplamento CA ou CC surge com frequência no projeto do circuito. Felizmente, é fácil escolher. Você precisará observar os tipos de sinais com os quais está lidando. Se estiver processando CC, como ocorrem com tensões de controle ou baixas frequências, então o acoplamento CC é obrigatório. Uma combinação de CA e CC também deve usar o acoplamento CC. Se puder ignorar ou tiver que excluir a CC da entrada, então o acoplamento CA é a melhor escolha.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens da CA

O acoplamento CA rejeita componentes em CC e de sinal de baixa frequência. Para áudio, isso ajuda a rejeitar transientes de CC prejudiciais, como os que obtidos se ao conectar uma fonte em uma entrada. Em um osciloscópio, selecione o acoplamento CA para garantir que o sinal fique centralizado em zero volts. A medição da amplitude do sinal é mais fácil se o zero sempre estiver no mesmo lugar.

Desvantagens da CA

Os sinais contendo deslocamentos de CC se perderão se o acoplamento CA for usado. Não é possível distinguir entre a CC e a CA de baixa frequência. O projetista deve determinar quais frequências baixas podem ser descartadas sem afetar a utilidade do circuito.

Vantagens da CC

O acoplamento CC é o mais versátil dos dois. A baixa extremidade da largura de banda de entrada não tem restrições. Meça ou use mais dos componentes do sinal, de CC acima. Para o áudio, as baixas frequências provenientes da percussão são processadas mais claramente.

Desvantagens da CC

Um ponto de referência de zero volts em CC deve ser estabelecido em algum lugar do sistema. Isso pode ser feito de alguns modos diferentes, mas se for feito por calibragem manual, os circuitos devem ser reajustados periodicamente. Se as tendências do circuito estiverem muito afastadas, ele adiciona seu próprio deslocamento a quaisquer sinais de entrada, degradando a precisão do sistema.

A CC é indesejável em muitos circuitos de áudio. Um amplificador de resposta CC, por exemplo, amplificará um componente CC junto com o áudio. Se o valor de CC for grande, o sinal pode se aproximar da tensão da fonte de alimentação interna, causando distorção e possivelmente danificando o circuito.

Métodos de acoplamento CA

Normalmente, o projetista do circuito consegue um acoplamento de CA colocando um capacitor em série com a entrada ou a saída do circuito, ou ambas. Seu valor depende de como as baixas frequências são afetadas, mas normalmente é cerca de 0,1 uF.

Também é possível usar um transformador para obter o acoplamento CA. Aqui, o transformador também pode equiparar a impedância entre o circuito e os elementos externos, como microfones ou alto-falantes. Ele é chamado de transformador de isolamento. Ele deve ser cuidadosamente projetado para minimizar a distorção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível