Mais
×

Acrescentando uma tira a um sapato

Atualizado em 21 novembro, 2016

Você pode acrescentar tiras a um par de sapatos para fazer com que eles se encaixem melhor ou para enfeitar os calçados. Há vários tipos de tiras, como as de tornozelo ou de peito de pé. Seja lá qual for o tipo escolhido, use materiais que combinem com a cor e o estilo do sapato.

Acrescente tiras a seus sapatos (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tiras de tornozelo

Você pode acrescentar uma fita ao tornozelo de qualquer par de sapatos. Há uma tira temporária usada para segurar saltos soltos em seus pés, enquanto ainda se decora os calçados. Selecione uma cor de fita que combine com a cor do salto. Corte um pedaço de fita com 60 cm de comprimento. Com o seu pé no sapato, coloque o centro da fita na parte superior de trás do salto, com o lado do direito voltado para fora. Passe as laterais da fita em torno do salto, abaixo do sapato, sobre seu pé e em volta do tornozelo, em um padrão cruzado. Amarre as pontas da fita em um laço.

Tiras elásticas de peito de pé

Conserte um par de sapatos folgados permanentemente com uma tira elástica de peito de pé. Esse tipo de tira se prende em qualquer lado do sapato e se estica sobre o pé, segurando o calçado no lugar. Prenda a tira a sapatilhas ou saltos. Selecione um elástico que combine com a cor do calçado. Costure uma ponta dentro da lateral esquerda do sapato. Coloque o pé dentro, puxe o elástico sobre ele e prenda-o onde a tira se sobrepõe com a outra lateral. Corte o elástico em seu comprimento. Remova seu pé. Costure a ponta solta dentro do lado direito. Repita para o outro sapato.

Tira de tornozelo

A tira de tornozelo tem tanto propriedades estéticas como funcionais. Você pode acrescentar essa tira a um par de sapatos para enfeitá-los, estando eles soltos ou não. Esse tipo de tira pode ser acrescentado a calçados com a parte de trás ou com uma tira já existente no tornozelo. Dobre um pedaço de 5 cm x 3,8 cm de couro ou tecido ao meio, na horizontal. Costure as bordas abertas dentro da parte de trás do sapato. Passe um pedaço de 75 cm de fita de gorgorão através do laço resultante. Passe a fita em torno do seu tornozelo, de maneira cruzada, como na sapatilha de balé. Amarre as pontas da fita em um laço.

Tira de peito de pé de abotoar

Acrescente uma tira com um fecho de botão a seus sapatos. Esse tipo de tira é proveniente do estilo Mary Jane. Faça a tira com fita, tecido ou couro, escolhendo o material que combina mais com os seus sapatos. Costure um laço de 5 cm de fita no interior da lateral externa do calçado. O laço deve estar alinhado ao seu peito do pé. Corte uma tira de 15 cm por 1,3 cm de material. Costure um pequeno botão em uma das pontas, posicionando a fita no lado correto. Passe o botão através do aro formado. Coloque seu pé no sapato, estique a tira atravessando seu pé e marque onde ela se sobrepõe com a lateral. Corte sobre a marca. Costure a parte interna.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article