×
Loading ...

Como acrescentar uma fotocélula à uma lâmpada externa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você acha muito difícil lembrar de ligar a luz de fora todas as noites, você pode tirar esse peso dos ombros instalando uma fotocélula para controlar a luz automaticamente. Um fotocélula mede a quantidade de luz do sol e irá ligar a lâmpada quando ele se por. Ela também irá desligar o equipamento quando for de manhã, de forma que você não deixe a luz acessa durante o dia todo. O melhor de tudo é que a instalação não é complicada e requer apenas o mínimo de conhecimento de eletricidade.

Instruções

Fotocélulas são pequenas e difíceis de se ver a partir do chão (battered security light image by green308 from Fotolia.com)
  1. Desligue o interruptor que controla a energia da luz que você quer instalar a fotocélula.

    Loading...
  2. Remova o suporte que segura a lâmpada na parede.

  3. Teste os fios internos com um testador de voltagem antes de desconectá-los. Aperte o botão do testador e toque a ponta de cada fio para garantir que não há energia no circuito. Se o testador bipar ou acender, o circuito ainda tem energia. Teste outros interruptores até encontrar o correto.

    Uma vez que os circuitos estejam desligados, desconecte o equipamento dos fios de circuito.

  4. Leve o equipamento à uma mesa de trabalho onde você possa trabalhar com conforto. Olhe na base para determinar se ele tem nocautes pré-fabricados.

    Nocautes são circulares e geralmente podem ser removidos com uma chave de fenda. Em outros casos, eles podem estar moldados no equipamento e devem ser removidos com um martelo e uma chave de fenda. Há outros casos em que a base não terá nocautes e, dessa forma, você deve fazer um manualmente usando uma furadeira e uma serra circular.

  5. Deslize a proteção sobre os fios da fotocélula e sobre a manga, de forma que fique logo contra a borda da célula.

  6. Deslize os fios da célula dentro do nocaute e segure-os no lugar, parafusando as arruelas na manga. Certifique-se que as arruelas estão apertadas e que a célula esteja segura.

  7. Conecte o fio vermelho da fotocélula ao(s) fio(s) preto(s) do equipamento de luz e segure-os juntos usando um conector de fios. Amarre a conexão com fita isolante.

    Leve o equipamento de volta à parede.

  8. Conecte o fio terra do equipamento ao(s) fio(s) terra(s) na parede usando o conector.

  9. Conecte o fio branco da fotocélula, o(s) fio(s) branco(s) do equipamento e o(s) da parede juntos com o conector. Amarre a conexão com fita isolante.

  10. Conecte o fio preto da fotocélula com o(s) fio(s) preto(s) na parede usando o conector e amarrando com fita isolante.

  11. Fixe o equipamento de luz na parede e passe um pouco de calafetagem de silicone ao longo da metade superior do equipamento. Isso serve para prevenir que a água escorra até o equipamento. Não faça isso no fundo, de forma que a água possa sair caso consiga entrar no equipamento.

  12. Ligue novamente o interruptor. O bulbo da lâmpada deve ligar automaticamente por alguns segundos e, então, desligar.

Loading...

Dicas

  • Se a luz exterior costuma ser controlada por um interruptor, deixe que ele fique ligado para evitar interrupções na operação da célula.
  • Sempre teste um circuito que você sabe que está funcionando com seu testador antes de usá-lo no circuito que você vai trabalhar. Isso serve para garantir que ele esteja funcionando da forma apropriada.

Aviso

  • Só trabalhe com circuitos elétricos se você está seguro de suas habilidades. Se você tiver algum receio, contrate um eletricista qualificado para fazer o trabalho.

O que você precisa

  • Fotocélula
  • Parafusos
  • Fios
  • Furadeira com serra circular (se necessário)
  • Conectores
  • Escada
  • Fita isolante
  • Calafetagem de silicone
Loading ...
Loading ...