O que fazer se for acusado falsamente de algo no ambiente de trabalho?

Escrito por marilyn lindblad | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se for acusado falsamente de algo no ambiente de trabalho?
Flertes no ambiente de trabalho podem ser percebidos como perseguição sexual (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A fofoca no ambiente de trabalho pode ser passageira e inofensiva, mas certos tipos podem prejudicar sua reputação e sua carreira. Sua empresa levará a sério qualquer fofoca que implique que você fez algo de errado no trabalho. Empregadores devem investigar acusações de má conduta como roubo, perseguição e discriminação, mesmo se eles acreditarem que essas acusações são falsas. Se você foi falsamente acusado de alguma coisa no trabalho, proceda com cautela.

Outras pessoas estão lendo

Documentação

Assim que seu empregador acusar você, comece a documentar o que sabe sobre a situação. Se seu chefe punir ou demitir você, a documentação o ajudará e seu advogado avaliará se você tem uma causa legal de ação contra seu empregador. Escreva tudo que se lembrar sobre qualquer incidente alegado que tenha ocorrido. Pesquise seu e-mail e calendário por qualquer informação que corrobore sua lembrança.

Investigação

Os representantes do seu chefe lhe entrevistarão como parte da investigação: coopere com a investigação. As questões que o investigador lhe perguntar podem dar uma melhor ideia da evidência contra você. Permaneça calmo durante o processo investigativo, durante suas reuniões com os investigadores e durante suas horas de trabalho. Não comente sobre a investigação com nenhum de seus colegas de trabalho.

Retaliação

Nunca é uma boa ideia retaliar contra alguém que falsamente acusou você de algo no trabalho. Se souber quem é seu acusador, seja cuidadoso e não faça nada que possa ser percebido como uma ação retaliatória. Mantenha sempre um comportamento profissional. Se seu colega de trabalho tratar você diferente do normal, faça uma nota de seu comportamento.

Resolução

Pergunte a seu chefe quando a investigação será concluída e expresse sua vontade de cooperar ainda mais, se necessário. Eventualmente, o empregador completará a investigação. Se não houver nenhuma evidência corroborativa de sua má conduta, o investigador achará que os resultados são inconclusivos. Se seu chefe confirmar que você é culpado das acusações, você poderá ser punido ou demitido. Ação punitiva pode incluir uma advertência, aviso, suspensão, mudança de turno ou local de trabalho, rebaixamento ou treinamento especial, como treinamento para perseguição sexual.

Difamação

Acusações falsas podem ter um impacto duradouro na sua reputação. Mesmo se mantiver seu emprego, você pode desejar se consultar com um advogado sobre um pedido de indenização por difamação. A difamação é a comunicação de uma falsa afirmação que fere sua reputação ou desencoraja os outros de se associarem com você. Se perder seu trabalho por conta de falsas acusações, deverá consultar um advogado sobre possíveis ações legais que possam ser tomadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível