×
Loading ...

Como fazer uma adaga de papelão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os acessórios certos para uma fantasia dão um toque final quando você vai para um desfile, festival ou festa de Carnaval, mas eles podem sair caros. Se você vai sair de pirata, cavaleiro medieval ou algum outro guerreiro, uma adaga pode ser um bom complemento para sua fantasia e você não precisa esvaziar a carteira para ter uma. Com um pouco de papelão, tinta e alguns utensílios de artesanato, você pode criar uma bela adaga a qual terá orgulho de empunhar.

Instruções

Caixas de embalagem velhas são um bom material para fazer a sua adaga de papelão (cardboard box image by MAXFX from Fotolia.com)

    Faça o molde

  1. Meça e corte um retângulo de papel de 7,5 cm x 30 cm. Coloque-o sobre a mesa verticalmente, de modo que fique alto e estreito.

    Loading...
  2. Faça uma linha vertical em todo o comprimento do retângulo a 1 cm da lateral direita. Repita o processo a 1 cm da lateral esquerda. Risque o bloco central entre as linhas.

  3. Faça uma linha horizontal a 2 cm da margem inferior da folha. Risque todo o espaço entre a linha e a margem inferior, ignorando as linhas verticais.

  4. Faça uma segunda linha horizontal a 11,5 cm da margem inferior da folha e uma terceira a 13,5 cm. Risque o espaço entre essas linhas.

  5. Recorte e jogue fora todas as áreas que não foram riscadas. A parte inferior com abas salientes é a empunhadura e a parte superior é a lâmina.

  6. Meça a margem superior da folha e marque o seu ponto central. Faça uma linha horizontal a 5 cm da margem superior.

  7. Segure a régua em um ângulo que vai da linha horizontal na margem direita ao ponto superior central. Faça uma linha ao longo da régua. Com esta, faça outra linha angular que vai da linha horizontal na margem esquerda ao ponto superior central.

  8. Recorte o contorno das linhas angulares para criar uma ponta na parte superior da lâmina.

    Faça a adaga

  1. Coloque o molde em um pedaço de papelão, contorne-o e recorte-o. Repita o processo em outra folha de papelão. Use cola quente para juntar os dois moldes de papelão alinhando as bordas. Assim, você terá uma adaga mais resistente.

  2. Pinte a lâmina da adaga de cinza ou prateado nos dois lados e nas bordas do papelão. Deixe secar.

  3. Molhe um pincel seco em uma gota de tinta preta e pincele em uma toalha de papel até que tenha tirado a maior parte da tinta para dar um efeito de pincel seco. Pincele em um dos lados da lâmina, na frente e atrás, para fazer um sombreado.

  4. Repita o efeito de pincel seco com tinta branca e um pincel limpo no lado oposto, na frente e atrás, para realçar.

  5. Recorte quatro tiras de papelão de 2 cm x 7,5 cm. Use cola quente para colar duas tiras horizontalmente na empunhadura, uma na parte de baixo e outra no centro das abas salientes. Vire a adaga e use cole quente nas outras duas tiras, colando-as nas abas.

  6. Pinte toda a empunhadura de preto ou marrom. Deixe secar antes de usá-la.

Loading...

O que você precisa

  • Papel de rascunho
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura
  • Papelão resistente
  • Estilete (opcional)
  • Cola quente
  • Tinta prateada ou cinza
  • Pincel
  • Tinta acrílica preta
  • Toalhas de papel
  • Tinta acrílica branca
  • Tinta acrílica marrom ou preta
Loading ...
Loading ...