Teoria de Piaget: Adaptação e assimilação do comportamento humano

Escrito por owencogan | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Teoria de Piaget: Adaptação e assimilação do comportamento humano
O psicólogo Jean Piaget sugere que uma criança aprende a jogar uma bola durante o processo de acomodação (the child and a ball image by Aliaksandr Zabudzko from Fotolia.com)

Ao longo de um período de 60 anos, o psicólogo Jean Piaget desenvolveu uma teoria de grande alcance sobre desenvolvimento infantil. Piaget estava interessado no modo como o conhecimento se desenvolve em organismos humanos, chamando seu quadro teórico de "epistemologia genética". A teoria de Piaget sugere que as estruturas cognitivas de um indivíduo mudam durante processos de adaptação: assimilação e acomodação.

Outras pessoas estão lendo

Adaptação

Adaptação é o termo de Piaget para o que tradicionalmente chamamos de aprendizagem. Entretanto, Piaget via a adaptação como um processo biológico. Ele ressalta que todas as coisas vivas se adaptam ao seu ambiente, mesmo sem cérebro ou sistema nervoso. Piaget sugere que o organismo humano se adapta à sua existência e ao mundo à sua volta por assimilação e acomodação.

Assimilação

Assimilação, na teoria de Piaget, envolve a interpretação de eventos em termos de existência de estruturas cognitivas. O que é descoberto no mundo externo é interpretado em relação ao que já é conhecido. Por exemplo, uma criança sabe como pegar seu brinquedo favorito e abocanhá-lo; esse conhecimento é o que Piaget chama de esquema. Quando a criança se depara com um outro novo objeto - por exemplo, um controle remoto - a criança transfere o esquema "pegar e abocanhar" para o novo objeto. Dessa forma, a criança interpreta fenômenos novos com um conhecimento já existente. A criança se adapta sem mudar sua visão de mundo.

Acomodação

Acomodação, segundo a teoria de Piaget, é onde o mundo interior de um indivíduo precisa mudar para se adaptar a um fenômeno do mundo exterior. Quando ocorre acomodação, é porque a visão de mundo desse indivíduo não é capaz de se adequar à realidade externa. O mundo interno deve mudar para corresponder com a realidade. Por exemplo, se uma criança se afasta do controle remoto e encontra uma bola, vai tentar usar a assimilação e o esquema "pegar e abocanhar", mas sem alcançar o resultado desejado. A criança deve, através do processo de acomodação, aprender uma nova abordagem para interagir com a bola. A criança desenvolve um novo esquema de "apertar e jogar". Acomodação é uma forma mais dolorosa de adaptação do que a assimilação porque os conceitos de realidade do indivíduo precisam mudar.

Extensão/aplicação

A teoria de Piaget de adaptação, assimilação e acomodação se aplica ao desenvolvimento cognitivo, intelectual e moral de um indivíduo durante sua vida. A teoria de Piaget tem sido aplicada extensivamente na prática de ensino e elaboração de currículo educacional.

Educação

Em relação à educação, a teoria de Piaget sugere que crianças têm diferentes conceitos de realidade em diferentes estágios de desenvolvimento e o cognitivo é facilitado pela exposição da criança a novos fenômenos. Assim, a educação precisa abranger tanto essa exposição, quanto uma abordagem adequada à atual concepção de realidade da criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível