×
Loading ...

Adaptações para bananeiras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As bananeiras podem crescer até 7,5 m em seu habitat natural. São plantas tropicais e semi-tropicais que crescem nos bosques de florestas. A planta produz um fruto comestível vindo do sistema reprodutivo estéril de uma flor feminina não fertilizada, fazendo a planta ser cultivada como fonte dessa fruta popular. Os cachos das frutas são cortados quando estão verdes para facilitar o transporte, amadurecendo ao longo do tempo. Depois que um caule produz um cacho de frutas, ele morre e um novo caule nasce para substituí-lo.

As bananeiras precisaram desenvolver várias adaptações para sobreviver num ambiente com pouca luz (going bananas image by paul benefield from Fotolia.com)

Raízes

Elas possuem rizomas, órgãos subterrâneos especializados em armazenamento, o que lhes permite se espalhar vegetativamente. Isso também lhes permite armazenar nutrientes extra, uma característica benéfica em florestas cheias de gigantes. As raízes de árvores maiores competem com a bananeira por umidade e alimento, de forma que essa capacidade de armazenamento lhe permite tirar proveito das chuvas extras e dos nutrientes orgânicos. As plantas crescem rápido e produzem ventosas rizomas chamadas de botões, que podem ser cortados da planta-mãe para originar uma bananeira nova.

Loading...

Folhas

As folhas de bananeira são grandes e tem uma leve textura de listras. As listras ajudam o orvalho a cair, ajudando a manter a umidade do solo. As grandes folhas são adeptas da captura de luz solar através das copas. As plantas necessitam do Sol para realizar a fotossíntese, que fornece alimento para as plantas, convertendo a luz solar em açúcar. A constante renovação das folhas é importante por causa dos danos na natureza que podem limitar a capacidade da planta de absorver energia.

Reprodução

A bananeira é uma planta perene, o que lhe permite viver por muitas temporadas e amplia suas oportunidades de se reproduzir. As plantas perenes geralmente têm menos sementes que as plantas anuais, e as bananeiras são quase sem sementes. A banana é o fruto e normalmente o fruto guarda a semente. O fruto sem semente é uma adaptação para proteger a sua reprodução dos animais e uma vez que a bananeira se reproduz vegetativamente, não há necessidade de produzir um fruto com semente. As flores masculinas estéreis são outra adaptação que impede a planta de se fertilizar e criar sementes.

Sistema radicular

O sistema radicular da bananeira é fibroso e estendido, o que a ajuda a se segurar no solo mesmo carregada de frutos. Uma bananeira madura necessita de um sistema radicular que se espalhe até 5,5 m em todas as direções, o que também ajuda na coleta de água e nutrientes. As bananeiras híbridas no cultivo de seus frutos carregam muito peso e requerem um estacamento apesar do grande sistema radicular. Na natureza, o fruto é muito menor e menos frequente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...