Como fazer adesivos com uma impressora

Escrito por jennifer moore | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer adesivos com uma impressora
Crie adesivos personalizados usando uma jato de tinta ou ploter de corte (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Adesivos podem ser feitos em impressoras jato de tinta e de corte de vinil. Uma ploter de corte de vinil recorta letras e desenhos de um vinil adesivo, enquanto uma jato de tinta pode imprimir imagens grandes e detalhadas em tamanhos que variam de 20 cm a 30 cm em papel adesivo, permitindo que você recorte-o manualmente. O tipo de ploter que você vai usar depende da complexidade do resultado desejado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa de manipulação digital de imagens
  • Papel adesivo
  • Vinil adesivo

Lista completaMinimizar

Instruções

    Adesivos com impressoras jato de tinta

  1. 1

    Configure a impressora no seu computador. Instale as unidades utilizando o CD fornecido com ela, inserindo-o no computador e esperando o assistente de instalação iniciar automaticamente. Se você não tiver esse CD, baixe as informações no site do fabricante. Conecte um cabo USB à parte posterior da impressora e a uma porta USB livre no computador, quando solicitado pelo programa de instalação.

  2. 2

    Abra o seu programa de manipulação de imagens digitais e crie o desenho que quiser. Se você não tiver o programa, baixe algum grátis como o MS Paint ou o Gimp. (Consulte Recursos). Caso você não saiba criar a sua própria imagem, use fotografias ou abra o arquivo de desenhos do programa.

  3. 3

    Afaste a guia de papel para o lado até que esteja cerca de 2,5 cm maior que a largura do papel. Insira o papel adesivo especial para a impressão e utilize os mostradores da impressora para ajudar a guiá-lo pelos rolos. Deixe o papel comprido o suficiente para que você possa tensionar o rolo e mantê-lo no lugar enquanto é impresso. Coloque a guia de papel de volta junto do papel para orientar a impressão.

  4. 4

    Vá em "Arquivo" e depois "Imprimir" em seu programa. Espere que a imagem inicie impressão e utilize os mostradores da impressora para desenrolar suavemente o papel, o suficiente para que você possa cortá-lo com um estilete.

  5. 5

    Recorte a imagem sobre uma superfície de papelão e remova o papel protetor de trás do adesivo. Aplique-o na superfície desejada.

    Ploter de corte de vinil

  1. 1

    Instale as unidades da ploter de corte de vinil, caso ainda não a tenha conectada ao computador. Insira o CD e aguarde que o assistente de instalação comece. Siga as instruções na tela e conecte o cabo USB tanto na ploter quanto nas portas USB do computador, quando solicitado pelo programa. Quando o programa finalizar, clique em "Concluir".

  2. 2

    Crie o adesivo que você quer em um programa de desenho. Salve a imagem final como um arquivo .jpeg na sua pasta "Meus Documentos".

  3. 3

    Abra o programa da ploter de recorte que acabou de instalar. Localize-o no menu "Iniciar", na opção "Programas".

  4. 4

    Escolha a opção "Arquivo" e selecione "Abrir". Localize o documento .jpeg que você salvou. Faça os ajustes de tamanho que você precisa clicando na aba "Imagem" e escolhendo entre as opções disponíveis.

  5. 5

    Desenrole o vinil do rolo atá que esteja na posição cheia. Coloque a guia para o lado até que esteja a 2,5 cm além da largura do vinil.

  6. 6

    Enrole o vinil na ploter utilizando o marcador. Certifique-se de que ele esteja debaixo das lâminas e que o lado brilhante esteja para cima. Reposicione a guia junto à lateral do vinil.

  7. 7

    Puxe o vinil até a posição onde o rolo possa ser pendurado sobre ele para mantê-lo tensionado enquanto é cortado.

  8. 8

    Ligue a ploter e espere que fique pronta. Ajuste a profundidade de corte das lâminas. Consulte o manual para determinar a melhor profundidade de corte, que vai depender do vinil utilizado. Selecione a tecla "Teste" na impressora para testar a profundidade de corte. Ajuste a profundidade da lâmina e as lâminas, se necessário, consultando o manual.

  9. 9

    Clique no botão "Imprimir" ou "Cortar" no programa de corte de vinil. Retire o excesso de vinil com um estilete.

Dicas & Advertências

  • Adesivos de vinil também podem ser feitos diretamente no programa da ploter de corte, ao invés de se utilizar outros programas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível