Mais
×

Como adicionar comentários nos arquivos PDF no Foxit Reader

Atualizado em 23 março, 2017

Foxit Reader é um leitor de PDF muito parecido com o Adobe Acrobat Reader. No entanto, uma das várias características únicas do Foxit Reader é a capacidade de destacar passagens, adicionar anotações (no próprio texto) e criar comentários em qualquer lugar de um arquivo PDF. Isto é particularmente útil para os grandes documentos que são compartilhados entre usuários ou freqüentemente editados, como teses, dissertações ou propostas de negócios.

Instruções

Aprenda a adicionar comentários em um PDF com Foxit Reader (Divulgação)
  1. Mostre a barra de ferramentas de "Comments" se ela estiver escondida. Normalmente é padrão esta barra de ferramentas ficar à mostra no Foxit Reader, mas se você não encontrá-la vá para "View, "Toolbars" e "Commenting Tools."

  2. Acesse os comandos de comentário através do sub-menu como uma alternativa para a barra de ferramentas. Selecione "Tools" e depois "Commenting Tools."

  3. Observe também a barra de ferramentas Drawing Markup. Este recurso está muito relacionado com os comandos de comentários, lhe permitindo desenhar formas e textos em um arquivo PDF. Para mostrá-lo, clique na barra de ferramentas em "View," "Toolbars" "Drawing Markup Tools" ou vá para "Tools", depois "Drawing Markup Tools".

    Comentar arquivos PDF

  1. Adicione notas de comentários. Essa ferramenta insere um "speech bubble" amarelo no arquivo PDF. Essa é a forma menos intrusiva de adicionar notas em um arquivo PDF, pois mostra apenas o ícone - não o comentário. Clique no ícone Note Tool (que se parece com um balão de fala de história em quadrinhos) sobre a barra de ferramentas "Comments". Em seguida, clique no local do arquivo PDF onde você irá adicionar a nota e digite o texto na caixa de diálogo que aparece.

  2. Adicione marcação de texto. Marcações como destaque, linha traçada ou sublinhado podem ser adicionadas a qualquer parte do texto de um documento. Selecione o tipo de marcação que você gostaria de adicionar clicando na seta ao lado do botão da ferramenta de destaque. Clique no ícone da ferramenta escolhida, segure o botão do mouse e arraste o ícone para aplicar a marcação no texto.

  3. Adicione uma marca de inclusão. Elas podem ser usadas para inserir texto em qualquer frase e funcionam como uma ferramenta de comentário. Clique na ferramenta "Caret Tool" em "Comments". Em seguida, selecione o ponto em uma frase em que você deseja adicionar o texto. Clique sobre esse ponto e digite o texto adicional na caixa de diálogo.

  4. Use a ferramenta "máquina de escrever" para adicionar texto. Esta ferramenta do Foxit Reader permite que você adicione o texto em qualquer lugar do documento, em qualquer fonte ou cor. É particularmente útil para escrever anotações nas margens de um documento. Selecione o botão "Typewriter Tool" na barra de ferramentas "Comments" e clique no local para adicionar o texto. Digite os comentários, pressionando a tecla "Enter" quando precisar de uma nova linha.

  5. Crie setas, caixas, linhas e desenhos à mão livre com as ferramentas de desenho. A partir da barra de ferramentas "Drawing Markup Tools", selecione com o que deseja desenhar. Uma vez selecionado, clique e arraste-a para o lugar correto no arquivo PDF.

Dicas

  • Embora as características de comentário estejam disponíveis na versão gratuita do Foxit Reader, ao salvar seus comentários para o arquivo PDF, o Foxit Reader irá inserir uma marca d'água. Para salvar sem a marca d'água, compre a versão Pro do Foxit Reader no website da Foxit (ver recursos abaixo).
  • Para ler um comentário depois de ter sido adicionado, você deve passar o mouse sobre ele ou clicar no ícone "speech bubble".

Aviso

  • Ao usar a ferramenta Typewriter, tome cuidado para não digitar sobre o texto existente assim como no texto original, pois ele pode ficar ilegível.

O que você precisa

  • Foxit Reader ou o Foxit Reader Pro
  • Arquivo PDF
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article