Mais
×

Como adicionar fermento químico à massa de pizza

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Assim como o fermento biológico, o fermento em pó químico é um agente aerador que ajuda a fazer a massa crescer. A maioria das receitas básicas de massa de pizza inclui fermento biológico na lista de ingredientes, requerindo amassar e deixar crescer a massa, algumas vezes por horas. O uso do fermento químico junto com o biológico ajuda a tornar sua massa mais macia e elástica. Use bicarbonato de sódio ao invés do fermento biológico para obter uma massa mais rápida e parecida com massa de biscoito. Fazer massas é uma ciência; a adição do fermento químico no momento correto garante os melhores resultados.

Instruções

Faça sua própria pizza com fermento químico. (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Meça meia colher de chá de fermento químico para cada xícara de farinha se você estiver preparando uma receita que leva fermento biológico. Alternativamente, use uma colher de chá de fermento por xícara de farinha para uma receita livre de fermento biológico. Reserve os ingredientes

  2. Dissolva o fermento biológico na água em uma pequena bacia (caso sua massa utilize este tipo de fermento). Para cada pacote de uma colher de chá e meia de fermento, utilize 1/4 de xícara de água morna. Você precisará de meia colher de fermento para cada xícara de farinha.

  3. Adicione água ou leite e o óleo em uma bacia na medida pedida por sua receita. Use 1/3 de xícara de água/leite e de 1 a 2 colheres de sopa de óleo por xícara de farinha. Adicione o fermento químico e a quantidade especificada de sal e açúcar.

  4. Misture a água com o fermento biológico (caso seja necessário em sua receita). Adicione a farinha e misture os ingredientes até formar uma bola.

  5. Derrame a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Amasse por cerca de cinco minutos para uma massa com fermento biológico e por 1 minuto caso a massa não use este tipo de fermento.

  6. Coloque a massa com fermento biológico em uma bacia untada com óleo e cubra-a. Deixe crescer por uma hora. Pule este passo caso sua massa não utilize fermento biológico

  7. Achate a massa em uma forma polvilhada com maizena ou farinha. Recheie a massa conforme desejado. Asse a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até que a massa esteja dourada nas bordas.

Dicas

  • Duas pizzas médias requerem 3 xícaras de farinha, 1 colher de chá e meia de fermento químico, 1 copo de água/leite e 2 colheres de chá de óleo e um pacote de uma colher de chá e meia de fermento biológico (caso você opte por utilizá-lo).

O que você precisa

  • Bacia pequena
  • Bacia grande
  • Farinha
  • Fermento químico
  • Sal
  • Açúcar
  • Fermento biológico (opcional)
  • Água ou leite
  • Óleo
  • Forma
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article