Mais
×

Como adicionar ferro quelado em um aquário

Atualizado em 07 junho, 2017

Assim como a falta de iluminação, a má alimentação, provavelmente, é o maior assassino de plantas de aquário. Sem os nutrientes adequados, as plantas de aquário morrem, apodrecem e poluem aquários. Um dos mais importantes nutrientes que as plantas precisam é o ferro. O ferro quelado é uma forma de ferro de fácil absorção e uso para as plantas. Para as plantas que dependem do ferro, ele é um fertilizante útil.

Instruções

Adicionar fertilizantes, como o ferro quelado, pode melhorar a saúde de suas plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Misture o ferro em pó com a água em um recipiente separado. Siga as instruções do fabricante. Esse passo não é necessário para os suplementos de ferro líquido.

  2. Adicione de uma a duas gotas de ferro quelado líquido a cada 4 litros ao aquário. Mais uma vez, siga as instruções do fabricante; se a marca em questão exigir uma dose maior ou menor, faça conforme lhe é pedido.

  3. Teste o nível de ferro do aquário depois de cinco minutos. O nível de ferro ideal é de 0,1 miligramas por litro. Se necessário, adicione mais ferro para o aquário.

  4. Monitore seu aquário. Se as plantas estiverem amareladas, com as pontas das folhas nesta tonalidade, significa que elas não têm ferro suficiente. Se as algas começarem a se tornar pragas, haverá muito ferro.

Dicas

  • Algumas plantas consomem mais ferro do que as outras. Nesses casos, poderá aumentar a dose de ferro. Plantas avermelhadas exigem muito mais ferro do que as plantas mais verdes.

Aviso

  • Não consuma o ferro quelado. É tóxico para os seres humanos.

O que você precisa

  • Kit de teste do nível de ferro (podendo ser escrito "Fe") em aquário
  • Copo de plástico para a mistura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article